Navigating through the pathways of immunology's teaching in health in Brazil
analysis of educational routes
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2024v25.e1019Keywords:
Teaching, Immunology, LearningReferences
Abbas AK, Pillai S, Lichtman AH. Imunologia: Celular e Molecular. 9.ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier Ltda; 2019.
Albuquerque VS, Gomes AP, Rezende CHA, Sampaio MX, Dias OV, Lugarinho RM. A Integração Ensino-serviço no Contexto dos Processos de Mudança na Formação Superior dos Profissionais da Saúde. Rev. bras. educ. med. [Internet]. 2008. [citado em 10 de jun 2024]; 32(3):356–62. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/YSfdZCkkTd9KSvd8Vjmhsqn/?format=pdf
Alves GJ, Palermo-Neto J. Neuroimunomodulação: sobre o diálogo entre os sistemas nervoso e imune. Rev Bras Psiquiatr. [Internet]. 2007. [citado 10 de jun 2024]; 29(4):363–9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/8mhdnmwBrB8nH46dhWPBcHR/
Andrade VA, Araújo-Jorge TC, Coutinho-Silva R. Concepções discentes sobre imunologia e sistema imune humano. Investigações em Ensino de Ciências. [Internet]. 2016. [citado 10 de jun 2024]; 21(3):01–22. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/144
Barral A, Barral-Netto M. Uma breve perspectiva da imunologia no Brasil e na Bahia. Gaz Méd Bahia. [Internet]. 2007. [citado 13 de jul 2022]; 77 (2 Jul-Dez):241–4. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14714
Benjamini E, Coico R, Sunshine G. Imunologia. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002.
Bonfim LM, Espírito Santo RF, Quadros HC, Orge CTDM, Carneiro RTO, Magalhães CP et al. Ensino por investigação em imunologia: as células de defesa e seus mecanismos efetores frente a doenças específicas. Atas de Ciências da Saúde. [Internet]. 2019. [citado em 12 de jul 2023 ];7:66–81. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ACIS/article/view/1931
Brito LO, Fireman EC. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [Internet]. 2016. [citado em 16 de set 2022]. ;18(1):123-46. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/mhnc5kG5WVLGNZMsBwwVbBJ/
Carvalho AMP. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning. [Internet]. 2013. [ citado em 21 de ago 2022]. Disponível em: https://issuu.com/cengagebrasil/docs/9788522114184
Fonseca RD. Avaliação do conteúdo e da abordagem do tema Imunologia nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e o possível impacto no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Imunologia nos cursos de Ensino Superior. Rio de Janeiro: Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. [Internet]. 2018. [citado em 10 de jun 2024]. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34416
Mello PS. Ensino de imunologia por investigação: estudo do caso de uma sequência didática aplicada em três versões para turmas dos cursos de biomédicas em uma universidade. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. [Tese] [Internet]. 2019. [citado em 21 de ago 2022]. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34916/1/Texto%20da%20Tese%20de%20Paula%20Seixas%20Mello%202019%20%281%29.pdf
Murphy K. Imunobiologia de Janeway. 8.ed. Porto Alegre: Artmed; 2014.
Natale CC, Pereira MG, Mello PS, Manzoni-de-Almeida D. Tendências de pesquisas sobre o ensino de imunologia no Brasil: uma análise de conteúdo dos resumos do Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia de 2010 a 2017. Perspectivas de la Comunicación. [Internet]. 2019. [citado 03 de mar 2022 ]; 12(1):259–79. Disponível em: https://www.scielo.cl/pdf/perspectcomun/v12n1/0718-4867-perspectcomun-12-01-259.pdf
Oliveira EA, Oliveira MC, Martelli DB, Colosimo EA, Silva LR, Lanza K et al. COVID-19 pandemic and the answer of science: a year in review. An Acad Bras Cienc. [Internet]. 2021. [citado 08 de jul 2022]; 93(4):e20210543. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34495206/
Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP. [Internet]. 2013. [citado 12 de jun 2024]; 47(4):977–83. Disponível em https://www.scielo.br/j/reeusp/a/JwHsjBzBgrs9BCLXr856tzD/
Pereira MG, Trivelato SLF, Almeida DM. A argumentação como prática epistêmica no ensino de Imunologia: Estrutura e uso de uma proposta didática sob uma orientação epistemológica. Revista de Educación en Biología. [Internet]. 2017 [citado 06 de jul 2022]; 20(1):40–55. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/372977218_A_argumentacao_como_pratica_epistemica_no_ensino_de_Imunologia_Estrutura_e_uso_de_uma_proposta_didatica_sob_uma_orientacao_epistemologica
Salvador DG, Ogradowski KRP, Lowen IMV, Rozin L. Metodologias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competências de inovação na graduação em enfermagem. Espac. Saude. [Internet]. 2023 [citado 12 de jun 2024]; 24:e959. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/959
Santos NF, Rumjanek VM. Brazilian immunology: 100 years later. Scientometrics. 2001; 50:405–18.
Siqueira-Batista R, Geller M, Gomes AP. Analogias entre o sistema imune e o sistema nervoso: o caso das sinapses imunológicas. SBI na Rede. [Internet]. 2006. [citado 21 de ago de 2022]; 54:2. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bjid/a/Td6C5hDXJzgZ6Vv6XxJHvvB/?format=pdf
Siqueira-Batista R, Gomes AP, Albuquerque VS, Madalon-Fraga R, Aleksandrowicz AMC, Geller M. Ensino de imunologia na educação médica: lições de Akira Kurosawa. Rev Bras Educ Med. [Internet]. 2009. [citado 21 de ago 2023];33(2):186–90. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/kwY3b7WB9WNJx6bpwHMWRjt/
Thiesen JS. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ. [Internet]. 2008. [citado em 12 de jun 2024];13(39):545–54. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/swDcnzst9SVpJvpx6tGYmFr/
Vaz NM. Uma breve história da Imunologia. In: Vaz NM, Mpodozis J, Botelho JF, Ramos G. Onde está o organismo? Florianópolis: Editora UFSC; [Internet]. 2011. [citado 12 de jul 2023]; p. 143–160. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/161521984.pdf
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Espaço para a Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors grant the journal the copyright, with the work simultaneously licensed with Creative Commons CC BY, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).