Percepções do enfermeiro acerca das competências profissionais para a atuação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2023v24.e930Palavras-chave:
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Papel do Profissional de Enfermagem, Educação Baseada em CompetênciasResumo
Na formação acadêmica de enfermagem, abordam-se competências profissionais, segundo Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Enfermagem, preparando o egresso para a atuação generalista. Em setores críticos, como a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, são necessárias competências específicas. O objetivo do estudo foi identificar o perfil sociodemográfico e apreender a percepção dos enfermeiros de UTIN, acerca das competências profissionais desempenhadas neste setor. Esta pesquisa conta com uma metodologia descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando de entrevista semiestruturada para coleta dos dados, a qual abordou dados sociodemográficos e subjetivos sobre a percepção dos entrevistados. Surgiram as categorias “Competências requeridas ao enfermeiro para a assistência ao neonato” e “Competências profissionais do enfermeiro em UTIN”. Observou-se a dificuldade dos enfermeiros recém-formados em ingressar nesta especialidade, a carência de formação complementar e as competências desenvolvidas ao longo da experiência prática. Este estudo visou entender as lacunas existentes no processo ensino aprendizagem e prática profissional.
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