Educação em saúde: conhecimento dos enfermeiros para prevenção da lesão por pressão no domicílio
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n2p54Palavras-chave:
Escara de Decúbitos. Lesão por Pressão. Promoção da Saúde. Educação Continuada em EnfermagemResumo
Objetivou-se apreender o conhecimento dos enfermeiros sobre lesão por pressão para estabelecer ações de educação em saúde para cuidadores familiares de pacientes acamados. O estudo foi descritivo e qualitativo realizado com enfermeiros de uma Unidade de Pronto Atendimento. Para a coleta de informações foi realizada entrevista semiestruturada e utilizou-se análise de conteúdo como técnica de análise das informações. Os pesquisados relataram conhecimento das causas, fatores de risco e estágios da lesão por pressão. Expressaram despreparo ou escassez de recursos humanos, assim como insuficiência de materiais para realizar curativos. Quanto às orientações efetivadas aos cuidadores familiares, em âmbito domiciliar, houve predomínio às adequações da roupa de cama, cuidados de higiene, com curativos e mobilização frequente. Observou-se carência de capacitação dos enfermeiros na temática e deficiência na instrumentalização do cuidador familiar na prevenção de lesão por pressão de pacientes acamados no domicílio, aspectos que reforçam a necessidade de Educação Permanente como eixo transformador das práticas cuidativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).