Do desejo à realidade de ser orientador de pesquisa na área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2024v25.e969Palavras-chave:
Docentes. , Dissertação acadêmica. , Academias e Institutos.Resumo
Estudo de caso qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas com orientadores na área da saúde, com o objetivo de compreender motivações, trajetória de aprendizagem, necessidades e práticas de orientação na área da saúde. Foram selecionados dois orientadores em nível de pós-graduação e dois orientadores de alunos de graduação; a seleção subsequente foi por amostragem em bola de neve. As questões norteadoras foram: “O que significa para você ser orientador?”; “Por favor, conte-nos como você aprendeu a ser orientador”; “Que estratégias utiliza para orientar projetos de investigação?”; “Quais são as suas necessidades como orientador?”. Participaram do estudo 14 orientadores, destacando desafios relacionados à formação inadequada e ao relacionamento com alunos orientados. O papel do orientador é visto como crucial, funcionando como guia e fonte de estímulo para os orientandos.
Referências
Abiddin NZ, Ismail A, Ismail A. Effective Supervisory Approach in Enhancing Postgraduate Research Studies. Int J Humanit Soc Sci. [Internet] 2011 [citado 5 de out. 2023];1(2):206–17. Disponível em: https://www.ijhssnet.com/journals/Vol._1_No._2;_February_2011/28.pdf
Ajjawi R, Crampton PES, Rees CE. What really matters for successful research environments? A realist synthesis. Med Educ. [Internet] 2018[citado 5 de out. 2023];52(9):936–50. Disponível em: https://asmepublications.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/medu.13643
Åkerlind G, McAlpine L. Supervising doctoral students: variation in purpose and pedagogy. Stud High Educ. {Internet] 2017 [citado 5 de out. 2023];42(9):1686–98. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2015.1118031
Alves VM, Espindola ICP, Bianchetti L. A relação orientador-orientando na Pós-graduação stricto sensu no Brasil: a autonomia dos discentes em discussão. Rev Educ em Questão. [Internet] 2012[citado 5 de out. 2023]; 43(29):135–56. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4071/3338
Amundsena C, McAlpine L. “Learning supervision”: Trial by fire. Innov Educ Teach Int. 2009;46(3):331–242.
Askew C, Dixon R, McCormick R, Callaghan K, Wang GY, Shulruf B. Facilitators and barriers to doctoral supervision: A case study in health sciences. Issues Educ Res.[Internet] 2016 [citado 5 de out. 2023];26(1):1–9. Disponível em: https://www.iier.org.au/iier26/askew.pdf
Bazrafkan L, Yousefy A, Amini M, Yamani N. The journey of thesis supervisors from novice to expert: A grounded theory study. BMC Med Educ. [Internet] 2019 [citado 5 de out. 2023];19(1):1–12. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-019-1739-z
Behar-Horenstein LS, Roberts KW, Dix AC. Mentoring undergraduate researchers: An exploratory study of students’ and professors’ perceptions. Mentoring & Tutoring Partnership in Learning. [Internet]. 2010 [citado 5 de out. 2023];18(3):269–91. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13611267.2010.492945
Berger; Peter; Luckmann; Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 23.ed. Petrópolis, RJ: Vozes; 2003.
Blythe SML. Effective Research Supervision. J Eur Baptist Stud [Internet]. 2019[citado 12 de dez. 2020];19(1):95–110. Disponível em: https://jebs.eu/ojs/index.php/jebs/article/view/148/129
Castelló M, Pardo M, Sala-Bubaré A, Suñe-Soler N. Why do students consider dropping out of doctoral degrees? Institutional and personal factors. High Educ. [Internet] 2017 [citado 5 de out. 2023];74(6). Disponível em: https://dau.url.edu/bitstream/handle/20.500.14342/3882/Castello%20et%20al%202017_dropout.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Cluver J, Book S, Brady K, Back S, Thornley N. Engaging medical students in research: Reaching out to the next generation of physician-scientists. Acad Psychiatry. [Internet] 2014[citado 5 de out. 2023];38(3):345–9. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40596-014-0097-8
Davis SN, Jones RM. Understanding the role of the mentor in developing research competency among undergraduate researchers. Mentor Tutoring Partnersh Learn [Internet]. 2017 [citado 12 de dez. 2020]; 25(4):455–65. Disponível em: http://doi.org/10.1080/13611267.2017.1403534
Donaldson P, McKinney L, Lee MM, Horn CL, Burridge A, Pino D. Insider Information: Advisors’ Perspectives on the Effectiveness of Enhanced Advising Programs for Community College Students. NACADA J.[Internet] 2020 [citado 5 de out. 2023];40(2):35–48. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1278142.pdf
Fernandes R do S da SR. Ser orientador em programas de pós-graduação em educação: uma descrição fenomenológica. [Internet].2013 [citado 12 de dez. 2020];1–208. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4060
Gail Lunsford L. Mentors, tormentors, and no mentors: mentoring scientists. Int J Mentor Coach Educ. [Internet] 2014[citado 5 de out. 2023];3(1):4–17. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJMCE-02-2013-0007/full/pdf?title=mentors-tormentors-and-no-mentors-mentoring-scientists
Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas; 2008.
Harsha Kumar H, Jayaram S, Kumar G, Vinita J, Rohit S, Satish M, et al. Perception, practices towards research and predictors of research career among UG medical students from coastal South India: A cross-sectional study. Indian J Community Med [Internet]. 2009 [citado 12 de dez. 2020]; 34(4):306. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2822190/pdf/IJCM-34-306.pdf
Hassan A, Ahmad AR, Abiddin NZ. Research Student Supervision: An Approach to Good Supervisory Practice. Open Educ J. [Internet]. 2009 [citado 5 de out. 2023];2(1):11–6. Disponível em: https://benthamopen.com/contents/pdf/TOEDUJ/TOEDUJ-2-11.pdf
Heyns T, Bresser P, Buys T, Coetzee I, Korkie E, White Z, et al. Twelve tips for supervisors to move towards person-centered research supervision in health care sciences. Med Teach [Internet]. 2019[citado 12 de dez. 2020]; 41(12):1353–8. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1533241
Hunter AB, Laursen SL, Seymour E. Becoming a scientist: The role of undergraduate research in students’ cognitive, personal, and professional development. Sci Educ. [Internet]. 2007 [citado 5 de out. 2023]; 91(1):36–74. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/sce.20173
Ismail A, Abiddin NZ, Hassan A. Improving the Development of Postgraduates’ Research and Supervision. [Internet] 2011. Educ Stud. [citado 5 de out. 2023];4(1): 78-89. Disponível em: https://www.ccsenet.org/journal/index.php/ies/article/view/9100
Johnson WB, Behling LL, Miller P, Vandermaas-Peeler M, W. Brad Johnson, Laura L. Behling PM& MVP. Undergraduate research mentoring: Obstacles and opportunities. Mentor Tutoring Partnersh Learn[Internet].2015 [citado 5 de out. 2023] ;23(5):441–53. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13611267.2015.1126167
Johnson WB. The Intentional Mentor: Strategies and Guidelines for the Practice of Mentoring. Prof Psychol Res Pract.[Internet] 2002 [citado 5 de out. 2023] ;33(1):88–96. Disponível em: https://web.mit.edu/cortiz/www/Diversity/TheIntentionalMentor.pdf
Kiley M. Developments in research supervisor training: Causes and responses. Stud High Educ.[Internet] 2011 [citado 5 de out. de 2023;36(5):585–99. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03075079.2011.594595
Kuhnigk O, Reissner V, Böthern AM, Biegler A, Jüptner M, Schäfer I, et al. Criteria for the successful completion of medical dissertations - A multicenter study. GMS Zeitschrift für medizinische Ausbildung [Internet]. 2010[citado 12 de dez. 2020];27(3):Doc45. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21818208%5Cnhttp://www.pubmedcentral.nih.gov/articlerender.fcgi?artid=PMC3140341
Larson J, Johnson A, Aiken-Wisniewski SA, Barkemeyer J. What is Academic Advising? An Application of Analytic Induction. NACADA J. [Internet] 2018 [citado 5 de out. 2024];38(2):81–93. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/nacada-journal/article/38/2/81/102730/What-is-Academic-Advising-An-Application-of
Lee A, Murray R. Supervising writing: helping postgraduate students develop as researchers. Innov Educ Teach Int. [Internet] 2015 [citado 5 out. de 2023]; 52(5):558–70. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14703297.2013.866329
Lee A. Supervisor development : working from the top down, the inside out and the bottom up. [Internet] In: International Conference on Developments in Doctoral Education and Training, 2.: Oxford: April 2015. [citado 5 de out. 2023]. Disponivel em: https://www.researchgate.net/publication/311577040_Supervisor_Development_Working_from_the_top_down_the_inside_out_and_the_bottom_up
Lee AM. Developing effective supervisors: Concepts of research. South African J High Educ.[Internet] 2011[citado 5 de out. 2023];21(4):680–93. Disponível em: https://www.ajol.info/index.php/sajhe/article/view/25690
Leite Filho GA, Martins GA. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Rev Adm Empres.[Internet] 2006 [citado 5 de out. 2023];46(spe):99–109. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0034-75902006000500008
Määttä K. A Good Supervisor–Ten Facts of Caring Supervision. Int Educ Stud. [Internet] 2015 [citado 5 de out 2023];8(9):185–93. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282398543_A_Good_Supervisor-Ten_Facts_of_Caring_Supervision
McCulloch A, Loeser C. Does research degree supervisor training work? The impact of a professional development induction workshop on supervision practice. High Educ Res Dev. [Internet] 2016 [citado 5 de out. 2023];35(5):968–82. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07294360.2016.1139547
Milgate M. The Good Supervisor: Supervising Postgraduate and Undergraduate Research Doctoral Theses and Dissertations. [Internet]. Australas Mark J. [citado 5 de out. 2023] 2006; 14(1):93-94. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/epdf/10.1016/S1441-3582%2806%2970055-6
Minayo MC. O Desafio do Conhecimento - Pesquisa. Cad Saúde Públi. 1992.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior (BR). Resolução n°3 de 20 de julho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2014 [Internet] 2014[citado 5 de out. 2023]; 23 jun.: 1–14. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&Itemid=30192
Naidoo JR, Mthembu S. An exploration of the experiences and practices of nurse academics regarding postgraduate research supervision at a South African university. African J Heal Prof Educ. [Internet] 2015 [citado 5 de out. 2023];7(2):216. Disponível em: http://www.ajhpe.org.za/index.php/ajhpe/article/view/443/337
Pyhältö K, Vekkaila J, Keskinen J. Fit matters in the supervisory relationship: doctoral students and supervisors perceptions about the supervisory activities. Innov Educ Teach Int. [Internet] 2015 [citado 5 de out. 2023];52(1):4–16. Disponíverl em: https://doi.org/10.1080/14703297.2014.981836
Reguant M, Martínez-Olmo F, Contreras-Higuera W. Supervisors’ perceptions of research competencies in the final-year project. Educ Res [Internet]. 2018 [citado 12 de dez. 2020];60(1):113–29. Disponível em: http://doi.org/10.1080/00131881.2018.1423891
Siddiqui ZS, Jonas-Dwyer DRD, He Y, Hutson BL, Bloom JL, Cuevas AP, et al. Twelve tips for supervising research students. Mentor Tutoring Partnersh Learn [Internet]. 2012 [citado 12 de dez. 2020];34(1):1–11. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4152010/pdf/nihms-621251.pdf
Taquette SR. Análise e Interpretação de dados de pesquisa qualitativa. Congr Ibero-Americano em Investig Qual. 2016;2(2010):524–33.
Taylor S, McCulloch A. Mapping the landscape of awards for research supervision: A comparison of Australia and the UK. Innov Educ Teach Int [Internet]. 2017 [citado 12 de dez. 2020];54(6):601–14. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14703297.2017.1371058
Todd MJ, Smith K, Bannister P. Supervising a social science undergraduate dissertation: Staff experiences and perceptions. Teach High Educ. [Internet] 2006 [citado 5 de out. 2023];11(2):161–73. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13562510500527693
Turato ER. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa [Internet]. 2005 [citado 12 de dez. 2020]; 39(3):507-14. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/qtCBFFfZTRQVsCJtWhc7qnd
Turner G. Learning to supervise: four journeys. Innov Educ Teach Int. [Internet] 2015 [citado 5 de out. 2023]; 52(1):86–98. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14703297.2014.981840
van Rooij E, Fokkens-Bruinsma M, Jansen E. Factors that influence PhD candidates’ success: the importance of PhD project characteristics. Stud Contin Educ [Internet]. 2021[citado 12 de dez. 2020];43(1):48–67. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0158037X.2019.1652158
Welde K De, Laursen SL. The “Ideal Type” Advisor: How Advisors Help STEM Graduate Students Find Their ‘Scientific Feet.’ Open Educ J. [Internet]. 2008 [citado 5 de out. 2023];1(1):49–61. Dispobnível em: https://benthamopen.com/contents/pdf/TOEDUJ/TOEDUJ-1-49.pdf
Wichmann-Hansen G, Bach LW, Eika B, Mulvany MJ, Gitte Wichmann-Hansen, Lise Wogensen Bach, Berit Eika et al. Successful PhD supervision: A two-way process. In: The Researching, Teaching, and Learning Triangle. [Internet] 2012. p. 55–64. Disponível em: 10.1007/978-1-4614-0568-9
Wisker G. Frameworks and freedoms : Supervising research learning and the undergraduate dissertation. Journal of University Teaching & Learning Practice. [Internet] 2018 [citado 5 de out. 2023];15(4). Disponível em: https://core.ac.uk/download/212719078.pdf
Wolff LDG. O Papel Do Professor Na Orientação De Trabalho Científico. Cogitare Enferm [Internet] 2007 [citado 5 de out. 2023]; 12(4)413-5. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/10062/6917
Yousefi A, Bazrafkan L, Yamani N. A qualitative inquiry into the challenges and complexities of research supervision: viewpoints of postgraduate students and faculty members. J Adv Med Educ Prof [Internet]. 2015[citado 12 de dez. 2020];3(3):91–8. Disponível em: https://jamp.sums.ac.ir/article_40930_88570a46813422a8f4464fbec71a90c7.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).