Alterações citopatológicas do colo uterino em mulheres atendidas na 8ª Regional de Saúde do Paraná no ano de 2014
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p169Palavras-chave:
Câncer de Colo do Útero, Carcinoma Intraepitelial – Prevenção, Saúde da Mulher.Resumo
O câncer do colo uterino é um problema de saúde pública mundial, tornando-se a terceira neoplasia que mais acomete mulheres em todo o mundo. O exame citopatológico é utilizado para o rastreamento do câncer de colo do útero, permitindo detecção precoce das lesões precursoras da neoplasia. O objetivo do presente estudo foi identificar alterações citopatológicas do colo uterino em mulheres atendidas na 8ª Regional de Saúde do Paraná no ano de 2014. Trata-se de um estudo exploratório e documental, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados na 8ª Regional de Saúde do Paraná, através do Sistema de Informação do Câncer. No ano de 2014, 1.022 exames citopatológicos na rede pública de saúde apresentaram alguma alteração, assim, o índice de positividade do citopatológico do câncer do colo do útero foi de 3,7%. Em relação à idade das mulheres, observou-se maior frequência na faixa etária de 41 a 64 anos com 49,8%. A principal alteração encontrada foi a de Células atípicas escamosas de significado indeterminado possivelmente não neoplásicas e/ou Lesão intraepitelial de baixo grau, representando 81,1%. Demonstra-se a importância da realização do exame de rastreamento, tendo em vista o grande número de alterações de baixo grau encontrado, possibilitando o diagnóstico precoce e garantindo sucesso no tratamento, reduzindo os casos de morbimortalidade ocasionados por esse câncer.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Menetrier JV, Boing A, Medeiros KA. Alterações citopatológicas do colo uterino em mulheres atendidas na 8ª Regional de Saúde do Paraná no ano de 2014. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 17º de janeiro de 2025];17(2):169-77. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/298
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).