Atenção à Saúde Bucal de adolescentes em privação de liberdade do estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n2p84Palavras-chave:
Saúde Bucal. Adolescente Institucionalizado. Assistência Integral à Saúde.Resumo
Este estudo teve por objetivo identificar a atenção à saúde bucal de adolescentes privados de liberdade nos Centros de Socioeducação (Cense) do Paraná através da abordagem quantiqualitativa. A coleta dos dados quantitativos foi baseada em um questionário estruturado com 25 questões encaminhado para todos os 19 Cense do estado. A etapa qualitativa contou com 4 questões abertas, direcionadas apenas aos Cense com cirurgiões-dentistas em seu quadro profissional(n=10).Os resultados demonstraram que, apesar dos adolescentes adentrarem às instituições necessitando de atendimento odontológico, dificultadores inviabilizam a prática do trabalho, como a insuficiência de equipamentos, insumos, recursos humanos e infraestrutura. Conclui-se que há necessidade de incluir as demandas odontológicas na rotina organizativa dos órgãos gestores destas instituições socioeducativas assim como, articular a rede de atenção em saúde bucal dos municípios por meio do Plano Operativo Estadual (POE).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).