Encontros entre a formação acadêmica e a prática profissional na Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e859Palavras-chave:
Educação Superior, Atenção Primária à Saúde, Profissional da SaúdeResumo
Espera-se que futuros profissionais da saúde sejam detentores de uma formação consolidada em uma ótica generalista com princípios humanos, éticos, críticos e reflexivos. O presente estudo objetivou compreender como uma equipe interprofissional reconhece nas áreas de formação acadêmica dos seus profissionais, o processo de ensino-aprendizagem sobre o Sistema Único de Saúde. Utilizou-se o método qualitativo com a utilização de entrevistas semiestruturadas individuais e grupos focais. Encontrou-se nos resultados a Atenção Primária à Saúde como uma área com baixa intencionalidade para a atuação profissional e currículos acadêmicos inconstantes para a formação dos profissionais. Este estudo fomenta a reflexão da formação no ensino superior estar substancialmente aproximada das bases do sistema de saúde vigente no país, visto a necessidade de formar futuros profissionais da área da saúde aptos para assistir as singularidades do processo saúde-doença na comunidade.
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