Humanização em saúde na graduação em medicina e sua correlação com atividades da IFMSA Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p34

Palavras-chave:

Humanização da Assistência. Educação de Graduação em Medicina. Educação Médica.

Resumo

Ao correlacionar humanização e graduação de medicina, estudantes filiados à Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil), realizam atividades com o intuito de disseminar e implementar conhecimentos adquiridos em sua formação. O artigo objetiva identificar como a temática ‘Humanização em Saúde’ é desenvolvida nos programas da Federação, correlacionando-os com literatura científica. Realizou-se uma revisão integrativa e, posteriormente, analisou-se os relatórios referentes aos programas. Os artigos abordavam formas de inserir a humanização na graduação de medicina. Em relação aos programas, 15 possuíam as palavras ‘Humanização’, ‘Arte’ e/ou ‘Empatia’. Reforça-se a importância da graduação médica com olhar holístico, voltado para o método clínico centrado na pessoa. A abordagem literária foi aplicada tanto pelo professor na graduação, em literatura científica, como por alunos da Federação. Evidencia-se que a humanização em saúde é abordada tanto em atividades curriculares como em extracurriculares na graduação de medicina.

Biografia do Autor

Valéria Carolina Armas Villegas, Faculdades Pequeno Príncipe

Estudante do 9º período de medicina nas Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Voluntária da Cruz Vermelha Brasileira - Paraná (a partir de 2018) e da ONG Médicos de Rua. Atualmente Diretora Nacional de Programas e Atividades (PA-D) da IFMSA Brazil (gestão 2019-2020), extensionista responsável do Projeto Realeza da Alegria, membro da Coordenação Científica (gestão 2020-2021) da Associação de Ligas e Grupos de Estudo de Espiritualidade e Saúde (AALEGREES), membro da Diretoria (gestão 2019-2020 da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (LACP) do Hospital Erasto Gaertner e membro da Liga Acadêmica de Espiritualidade e Medicinas (LAEM).

Andressa Luciani Pereira Rodrigues, Faculdades Pequeno Príncipe

Formou-se no ensino médio pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC, Joinville - SC (2014). Participou do Projeto Resgate, em Joinville - SC, dando aulas de assistência aos alunos bolsistas na Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC (2012 - 2013). Ingressou no curso de graduação em medicina nas Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba - PR (2016) e atualmente concluiu o oitavo período. Foi monitora bolsista de FAB 3 (Farmacologia e Bioquímica) (2018/1), voluntária de HMC 8 (Habilidades Médicas e Comunicação) (2019/1) como paciente simulada. Foi monitora bolsista das aulas de Simulação, com intuito de auxiliar na construção de melhores pacientes simulados para a Faculdades Pequeno Príncipe (2019/2). Fez parte do Projeto de Iniciação Científica em Cuidados Paliativos das Faculdades Pequeno Príncipe (2019/2020). Participou como voluntária do grupo Risologistas (2019) e participou do Projeto de Extensão Realeza da Alegria, da Faculdades Pequeno Príncipe (2018/2019). Foi vice-coordenadora do Centro Acadêmico de Medicina Maria Estrella (CAMME) das Faculdades Pequeno Príncipe, na gestão de 2018/2019.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

1.
Armas Villegas VC, Pereira Rodrigues AL. Humanização em saúde na graduação em medicina e sua correlação com atividades da IFMSA Brazil. Espac. Saude [Internet]. 20º de dezembro de 2020 [citado 17º de novembro de 2024];21(2):34-41. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/710

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.