Determinantes da violência sexual infantil no estado do Paraná - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n2p42Palavras-chave:
Abuso Sexual na Infância. Violência Sexual. Fatores Epidemiológicos.Resumo
A violência sexual infantil configura-se como um fenômeno sociocultural, pautado em relações hierárquicas e desigualdades de gênero, étnico-raciais e geracionais. Nesta pesquisa, investigou-se os determinantes da violência sexual infantil a partir dos casos notificados pelo SINAN no estado do Paraná entre 2011 e 2014, disponibilizados pelo DATASUS, por estudo descritivo, de base documental e abordagem quantitativa. No Paraná, totalizaram 2.446 casos no período. A Regional de Saúde com maior prevalência foi a de Foz do Iguaçu. Prevalece a faixa etária de 5 a 9 anos, meninas, raça negra e indígenas. Na tipologia, predominaram estupro e assédio sexual, por meio de força corporal. Os casos prevalentemente ocorreram na residência e o provável agressor era próximo da criança. Reconhecer os determinantes da violência sexual infantil é essencial para a implementação de ações de cuidado integral às vítimas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).