Conhecimento sobre saúde bucal de professores de escolas públicas em Colombo-PR
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n1p57Palavras-chave:
Promoção em Saúde, Educação em Saúde, Saúde Bucal.Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre temas relacionados à saúde bucal dos professores do ensino fundamental das escolas adscritas às Unidades de Saúde do município de Colombo-PR. A pesquisa foi realizada com 52 professores de escolas públicas de Colombo-PR, por meio de um questionário estruturado abordando temas relacionados à saúde bucal. 96.15% relataram que na escola são feitas atividades de educação em saúde bucal e 98.1% abordam temas relacionados nas aulas. O profissional que mais realiza a educação em saúde bucal foi o técnico em saúde bucal (35.9%). Grande parte afirmou saber o que é biofilme dental, mas poucas a definiram de maneira completa. Apenas 30.8% presenciaram algum traumatismo dentário na escola. Embora o professor seja um importante promotor de informação, o conhecimento deles sobre temas básicos de saúde bucal ainda é muito limitado, possivelmente pela ausência de capacitação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).