PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS NO SISTEMA SUPLEMENTAR: A REALIDADE DE UMA OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE

Autores

  • Mayara Lima Barbosa Universidade Estadual da Paraíba
  • Suely Deysny de Matos Celino Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande
  • Gabriela Maria Cavalcanti Costa Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n2p58

Palavras-chave:

investimentos em saúde, promoção da saúde, saúde suplementar.

Resumo

Este trabalho objetiva compreender o significado da Promoção da Saúde (PS) e descrever a implantação dos programas de promoção de saúde e prevenção de doenças realizados no sistema suplementar de saúde. Estudo descritivo, qualitativo, realizado em operadora de plano de saúde em cidades da região Nordeste do Brasil, com três diferentes sujeitos: gerentes, profissionais e usuários, cujos dados coletados foram associados através da triangulação e posterior análise de conteúdo. Foram realizadas 36 entrevistas e emergiram as categorias: Significado da Promoção da Saúde e Promoção da Saúde no Setor Suplementar. A Promoção da Saúde foi relacionada à melhoria da qualidade de vida dos usuários. A implantação e funcionamento dos programas, realizados por equipe multiprofissional, necessita da compreensão da importância e eficácia para a adesão dos usuários aos programas implantados. Por fim, depreende-se que é preciso reorganizar a assistência a saúde em sua totalidade e manter os atores envolvidos coesos e dispostos para os desafios da construção de uma assistência contra-hegemônica.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

1.
Barbosa ML, Celino SD de M, Costa GMC. PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS NO SISTEMA SUPLEMENTAR: A REALIDADE DE UMA OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE. Espac. Saude [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 22º de novembro de 2024];16(2):58-6. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/406

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.