PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS NO SISTEMA SUPLEMENTAR: A REALIDADE DE UMA OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n2p58Palavras-chave:
investimentos em saúde, promoção da saúde, saúde suplementar.Resumo
Este trabalho objetiva compreender o significado da Promoção da Saúde (PS) e descrever a implantação dos programas de promoção de saúde e prevenção de doenças realizados no sistema suplementar de saúde. Estudo descritivo, qualitativo, realizado em operadora de plano de saúde em cidades da região Nordeste do Brasil, com três diferentes sujeitos: gerentes, profissionais e usuários, cujos dados coletados foram associados através da triangulação e posterior análise de conteúdo. Foram realizadas 36 entrevistas e emergiram as categorias: Significado da Promoção da Saúde e Promoção da Saúde no Setor Suplementar. A Promoção da Saúde foi relacionada à melhoria da qualidade de vida dos usuários. A implantação e funcionamento dos programas, realizados por equipe multiprofissional, necessita da compreensão da importância e eficácia para a adesão dos usuários aos programas implantados. Por fim, depreende-se que é preciso reorganizar a assistência a saúde em sua totalidade e manter os atores envolvidos coesos e dispostos para os desafios da construção de uma assistência contra-hegemônica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).