Família presente no atendimento da emergência pediátrica: e agora, equipe?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n1p34

Palavras-chave:

Medicina de emergência. Pediatria. Relações Profissional-Família.

Resumo

O atendimento na emergência pediátrica compreende passos importantes no manejo do paciente crítico e pode-se considerar, ou não, a presença da família. O objetivo é analisar a percepção da equipe de saúde multiprofissional, em um pronto atendimento pediátrico, em um município do estado do Paraná, referente à presença da família na emergência pediátrica. O método foi exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os profissionais se mostraram favoráveis à permanência da família, auxiliando na recuperação da criança, proporcionando segurança e tranquilidade. Destacaram que a instabilidade familiar atrapalha o desempenho da equipe. Recomenda-se que instituições hospitalares proporcionem a educação permanente em saúde como forma de capacitação dos profissionais, além de reflexões sobre o processo de trabalho envolvido no acolhimento da família para estruturação de um protocolo interno que padronize as ações.

Biografia do Autor

Maria Emília Ribeiro dos Santos, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe.

Dayane Medeiros Dias, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Farmácia generalista pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, realizada no período de 2005 a 2009. Trabalhou como farmacêutica em farmácia dispensação, no município de Ponta Grossa, no Estado do Paraná, no período de janeiro de 2010 a junho de 2013. Atualmente, é acadêmica do décimo período de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe.

Mariana Xavier e Silva, Faculdades Pequeno Príncipe.

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e mestrado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Clínica Cirúrgica) (2010). Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Cardiologia Pediátrica. É revisora das revistas Arquivos Brasileiros de Cardiologia e International Journal of Cardiovascular Sciences. É médica pediatra da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba. Atualmente é professora das Faculdades Pequeno Príncipe nas Unidades Curriculares: Habilidades médicas e comunicação em urgência e emergência em pediatria e do Internato na área de Urgência e Emergência. É membro do Colegiado do Curso de Medicina. É vice-coordenadora do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe. É responsável pelo internato.

Downloads

Publicado

2020-09-20

Como Citar

1.
dos Santos MER, Dias DM, e Silva MX. Família presente no atendimento da emergência pediátrica: e agora, equipe?. Espac. Saude [Internet]. 20º de setembro de 2020 [citado 29º de abril de 2024];21(1):34-46. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/675

Edição

Seção

Artigos