Perfil dos atendimentos realizados pelo serviço de atendimento móvel de urgência no município de Colombo-PR
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n1p26Palavras-chave:
Perfil de Saúde. Emergências. Serviços Médicos de Emergência. Unidades Móveis de Saúde.Resumo
Objetivo: Descrever o perfil dos atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Colombo (PR). Método: Estudo descritivo de abordagem quantitativa, utilizando as informações contidas nas fichas de atendimentos do SAMU do município de Colombo (PR) para a coleta dos dados no período de dezembro de 2016 a agosto de 2017. Resultados: Foram analisados 2.784 fichas e os resultados mostram predominância do sexo masculino com 1.441 (51,76%), faixa etária de 19-59 anos com 1.531 (54,99%), ocorrências de perfil clínico com 1.715 (61,60%) e, tendo como destino final a UPA do município 1.377 casos (63,75%). Conclusões: O estudo contribui na quantificação de informações de atendimento do SAMU realizados no município de Colombo, a fim de qualificar a organização das demandas de atendimento pela rede de Urgência e Emergência no município.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).