O ensino da gestão em saúde nos cursos de Enfermagem e Medicina.
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n1p62Keywords:
Ensino. Gestão em Saúde. Medicina. Ensino em Enfermagem.Abstract
O objetivo da pesquisa foi desvelar o conhecimento de coordenadores e discentes de graduação sobre a relevância da temática gestão em saúde na formação em Enfermagem e Medicina. Utilizou-se método exploratório-descritivo, analítico, com abordagem mista. Participaram 5 coordenadores e 116 estudantes dos cursos estudados. Realizou-se em três fases: coleta e análise das informações avaliando-se e investigando-se documentalmente os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e Matrizes Curriculares (MC), buscando-se conteúdos da gestão. Entrevista semiestruturada com coordenadores analisando-se conhecimentos da gestão. Questionário com escala Likert para estudantes, avaliando-se o aprendizado na gestão. Os resultados demonstram que: PPC e MC seguem a legislação, coordenadores possuem pouca percepção e experiência, não tem o conhecimento dos conteúdos em gestão. Estudantes não estão preparados para atuarem na gestão. Conclui-se: PPC e MC devem ser integrados, com aplicação de metodologias ativas nos processos de ensino em gestão da saúde
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Espaço para a Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors grant the journal the copyright, with the work simultaneously licensed with Creative Commons CC BY, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).