REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE E A EDUCAÇÃO A PARTIR DE SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO E A SOCIEDADE NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n2p5Keywords:
Educação em Saúde, Governo Estadual, Saúde Pública, Política Social.Abstract
A relação existente entre Estado, educação, saúde e sociedade no Brasil é bastante complexa, imbricada e carrega os ranços da colonização/exploração deste país. O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão sobre a saúde e a educação a partir de suas relações com o Estado e a sociedade no Brasil através do resgate de alguns acontecimentos importantes para a história da saúde, da educação e para a formação do Estado e da sociedade deste país. A metodologia do estudo consistiu na realização de uma reflexão a partir de um levantamento bibliográfico nas bases de dados Bireme (Biblioteca Virtual em Saúde) e Scielo (Scientific Electronic Library On Line) e também na página do Ministério da Educação (MEC). A reflexão realizada indica que é necessário mudar a forma como a relação Estado, educação, saúde e sociedade se dá no Brasil, de modo a efetivar o compromisso do Estado com a qualidade da educação e da saúde da população, bem como fortalecer a participação da sociedade nas políticas públicas sociais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Espaço para a Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors grant the journal the copyright, with the work simultaneously licensed with Creative Commons CC BY, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).