Do desejo à realidade de ser orientador de pesquisa na área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2024v25.e969

Palavras-chave:

Docentes. , Dissertação acadêmica. , Academias e Institutos.

Resumo

Estudo de caso qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas com orientadores na área da saúde, com o objetivo de compreender motivações, trajetória de aprendizagem, necessidades e práticas de orientação na área da saúde. Foram selecionados dois orientadores em nível de pós-graduação e dois orientadores de alunos de graduação; a seleção subsequente foi por amostragem em bola de neve. As questões norteadoras foram: “O que significa para você ser orientador?”; “Por favor, conte-nos como você aprendeu a ser orientador”; “Que estratégias utiliza para orientar projetos de investigação?”; “Quais são as suas necessidades como orientador?”. Participaram do estudo 14 orientadores, destacando desafios relacionados à formação inadequada e ao relacionamento com alunos orientados. O papel do orientador é visto como crucial, funcionando como guia e fonte de estímulo para os orientandos.

Biografia do Autor

Gustavo Kurachi, Centro Médico Gastroclínica Cascavel

Médico. Mestre no Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Centro Médico Gastroclínica. Cascavel, Paraná

Suely Grosseman, Universidade Federal de Santa Catarina

Médica pediatra, professora aposentada e voluntária do Departamento de Pediatria e do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina.

Referências

Abiddin NZ, Ismail A, Ismail A. Effective Supervisory Approach in Enhancing Postgraduate Research Studies. Int J Humanit Soc Sci. [Internet] 2011 [citado 5 de out. 2023];1(2):206–17. Disponível em: https://www.ijhssnet.com/journals/Vol._1_No._2;_February_2011/28.pdf

Ajjawi R, Crampton PES, Rees CE. What really matters for successful research environments? A realist synthesis. Med Educ. [Internet] 2018[citado 5 de out. 2023];52(9):936–50. Disponível em: https://asmepublications.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/medu.13643

Åkerlind G, McAlpine L. Supervising doctoral students: variation in purpose and pedagogy. Stud High Educ. {Internet] 2017 [citado 5 de out. 2023];42(9):1686–98. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2015.1118031

Alves VM, Espindola ICP, Bianchetti L. A relação orientador-orientando na Pós-graduação stricto sensu no Brasil: a autonomia dos discentes em discussão. Rev Educ em Questão. [Internet] 2012[citado 5 de out. 2023]; 43(29):135–56. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4071/3338

Amundsena C, McAlpine L. “Learning supervision”: Trial by fire. Innov Educ Teach Int. 2009;46(3):331–242.

Askew C, Dixon R, McCormick R, Callaghan K, Wang GY, Shulruf B. Facilitators and barriers to doctoral supervision: A case study in health sciences. Issues Educ Res.[Internet] 2016 [citado 5 de out. 2023];26(1):1–9. Disponível em: https://www.iier.org.au/iier26/askew.pdf

Bazrafkan L, Yousefy A, Amini M, Yamani N. The journey of thesis supervisors from novice to expert: A grounded theory study. BMC Med Educ. [Internet] 2019 [citado 5 de out. 2023];19(1):1–12. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-019-1739-z

Behar-Horenstein LS, Roberts KW, Dix AC. Mentoring undergraduate researchers: An exploratory study of students’ and professors’ perceptions. Mentoring & Tutoring Partnership in Learning. [Internet]. 2010 [citado 5 de out. 2023];18(3):269–91. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13611267.2010.492945

Berger; Peter; Luckmann; Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 23.ed. Petrópolis, RJ: Vozes; 2003.

Blythe SML. Effective Research Supervision. J Eur Baptist Stud [Internet]. 2019[citado 12 de dez. 2020];19(1):95–110. Disponível em: https://jebs.eu/ojs/index.php/jebs/article/view/148/129

Castelló M, Pardo M, Sala-Bubaré A, Suñe-Soler N. Why do students consider dropping out of doctoral degrees? Institutional and personal factors. High Educ. [Internet] 2017 [citado 5 de out. 2023];74(6). Disponível em: https://dau.url.edu/bitstream/handle/20.500.14342/3882/Castello%20et%20al%202017_dropout.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Cluver J, Book S, Brady K, Back S, Thornley N. Engaging medical students in research: Reaching out to the next generation of physician-scientists. Acad Psychiatry. [Internet] 2014[citado 5 de out. 2023];38(3):345–9. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40596-014-0097-8

Davis SN, Jones RM. Understanding the role of the mentor in developing research competency among undergraduate researchers. Mentor Tutoring Partnersh Learn [Internet]. 2017 [citado 12 de dez. 2020]; 25(4):455–65. Disponível em: http://doi.org/10.1080/13611267.2017.1403534

Donaldson P, McKinney L, Lee MM, Horn CL, Burridge A, Pino D. Insider Information: Advisors’ Perspectives on the Effectiveness of Enhanced Advising Programs for Community College Students. NACADA J.[Internet] 2020 [citado 5 de out. 2023];40(2):35–48. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1278142.pdf

Fernandes R do S da SR. Ser orientador em programas de pós-graduação em educação: uma descrição fenomenológica. [Internet].2013 [citado 12 de dez. 2020];1–208. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4060

Gail Lunsford L. Mentors, tormentors, and no mentors: mentoring scientists. Int J Mentor Coach Educ. [Internet] 2014[citado 5 de out. 2023];3(1):4–17. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJMCE-02-2013-0007/full/pdf?title=mentors-tormentors-and-no-mentors-mentoring-scientists

Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas; 2008.

Harsha Kumar H, Jayaram S, Kumar G, Vinita J, Rohit S, Satish M, et al. Perception, practices towards research and predictors of research career among UG medical students from coastal South India: A cross-sectional study. Indian J Community Med [Internet]. 2009 [citado 12 de dez. 2020]; 34(4):306. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2822190/pdf/IJCM-34-306.pdf

Hassan A, Ahmad AR, Abiddin NZ. Research Student Supervision: An Approach to Good Supervisory Practice. Open Educ J. [Internet]. 2009 [citado 5 de out. 2023];2(1):11–6. Disponível em: https://benthamopen.com/contents/pdf/TOEDUJ/TOEDUJ-2-11.pdf

Heyns T, Bresser P, Buys T, Coetzee I, Korkie E, White Z, et al. Twelve tips for supervisors to move towards person-centered research supervision in health care sciences. Med Teach [Internet]. 2019[citado 12 de dez. 2020]; 41(12):1353–8. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1533241

Hunter AB, Laursen SL, Seymour E. Becoming a scientist: The role of undergraduate research in students’ cognitive, personal, and professional development. Sci Educ. [Internet]. 2007 [citado 5 de out. 2023]; 91(1):36–74. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/sce.20173

Ismail A, Abiddin NZ, Hassan A. Improving the Development of Postgraduates’ Research and Supervision. [Internet] 2011. Educ Stud. [citado 5 de out. 2023];4(1): 78-89. Disponível em: https://www.ccsenet.org/journal/index.php/ies/article/view/9100

Johnson WB, Behling LL, Miller P, Vandermaas-Peeler M, W. Brad Johnson, Laura L. Behling PM& MVP. Undergraduate research mentoring: Obstacles and opportunities. Mentor Tutoring Partnersh Learn[Internet].2015 [citado 5 de out. 2023] ;23(5):441–53. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13611267.2015.1126167

Johnson WB. The Intentional Mentor: Strategies and Guidelines for the Practice of Mentoring. Prof Psychol Res Pract.[Internet] 2002 [citado 5 de out. 2023] ;33(1):88–96. Disponível em: https://web.mit.edu/cortiz/www/Diversity/TheIntentionalMentor.pdf

Kiley M. Developments in research supervisor training: Causes and responses. Stud High Educ.[Internet] 2011 [citado 5 de out. de 2023;36(5):585–99. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03075079.2011.594595

Kuhnigk O, Reissner V, Böthern AM, Biegler A, Jüptner M, Schäfer I, et al. Criteria for the successful completion of medical dissertations - A multicenter study. GMS Zeitschrift für medizinische Ausbildung [Internet]. 2010[citado 12 de dez. 2020];27(3):Doc45. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21818208%5Cnhttp://www.pubmedcentral.nih.gov/articlerender.fcgi?artid=PMC3140341

Larson J, Johnson A, Aiken-Wisniewski SA, Barkemeyer J. What is Academic Advising? An Application of Analytic Induction. NACADA J. [Internet] 2018 [citado 5 de out. 2024];38(2):81–93. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/nacada-journal/article/38/2/81/102730/What-is-Academic-Advising-An-Application-of

Lee A, Murray R. Supervising writing: helping postgraduate students develop as researchers. Innov Educ Teach Int. [Internet] 2015 [citado 5 out. de 2023]; 52(5):558–70. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14703297.2013.866329

Lee A. Supervisor development : working from the top down, the inside out and the bottom up. [Internet] In: International Conference on Developments in Doctoral Education and Training, 2.: Oxford: April 2015. [citado 5 de out. 2023]. Disponivel em: https://www.researchgate.net/publication/311577040_Supervisor_Development_Working_from_the_top_down_the_inside_out_and_the_bottom_up

Lee AM. Developing effective supervisors: Concepts of research. South African J High Educ.[Internet] 2011[citado 5 de out. 2023];21(4):680–93. Disponível em: https://www.ajol.info/index.php/sajhe/article/view/25690

Leite Filho GA, Martins GA. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Rev Adm Empres.[Internet] 2006 [citado 5 de out. 2023];46(spe):99–109. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0034-75902006000500008

Määttä K. A Good Supervisor–Ten Facts of Caring Supervision. Int Educ Stud. [Internet] 2015 [citado 5 de out 2023];8(9):185–93. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282398543_A_Good_Supervisor-Ten_Facts_of_Caring_Supervision

McCulloch A, Loeser C. Does research degree supervisor training work? The impact of a professional development induction workshop on supervision practice. High Educ Res Dev. [Internet] 2016 [citado 5 de out. 2023];35(5):968–82. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07294360.2016.1139547

Milgate M. The Good Supervisor: Supervising Postgraduate and Undergraduate Research Doctoral Theses and Dissertations. [Internet]. Australas Mark J. [citado 5 de out. 2023] 2006; 14(1):93-94. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/epdf/10.1016/S1441-3582%2806%2970055-6

Minayo MC. O Desafio do Conhecimento - Pesquisa. Cad Saúde Públi. 1992.

Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior (BR). Resolução n°3 de 20 de julho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2014 [Internet] 2014[citado 5 de out. 2023]; 23 jun.: 1–14. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&Itemid=30192

Naidoo JR, Mthembu S. An exploration of the experiences and practices of nurse academics regarding postgraduate research supervision at a South African university. African J Heal Prof Educ. [Internet] 2015 [citado 5 de out. 2023];7(2):216. Disponível em: http://www.ajhpe.org.za/index.php/ajhpe/article/view/443/337

Pyhältö K, Vekkaila J, Keskinen J. Fit matters in the supervisory relationship: doctoral students and supervisors perceptions about the supervisory activities. Innov Educ Teach Int. [Internet] 2015 [citado 5 de out. 2023];52(1):4–16. Disponíverl em: https://doi.org/10.1080/14703297.2014.981836

Reguant M, Martínez-Olmo F, Contreras-Higuera W. Supervisors’ perceptions of research competencies in the final-year project. Educ Res [Internet]. 2018 [citado 12 de dez. 2020];60(1):113–29. Disponível em: http://doi.org/10.1080/00131881.2018.1423891

Siddiqui ZS, Jonas-Dwyer DRD, He Y, Hutson BL, Bloom JL, Cuevas AP, et al. Twelve tips for supervising research students. Mentor Tutoring Partnersh Learn [Internet]. 2012 [citado 12 de dez. 2020];34(1):1–11. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4152010/pdf/nihms-621251.pdf

Taquette SR. Análise e Interpretação de dados de pesquisa qualitativa. Congr Ibero-Americano em Investig Qual. 2016;2(2010):524–33.

Taylor S, McCulloch A. Mapping the landscape of awards for research supervision: A comparison of Australia and the UK. Innov Educ Teach Int [Internet]. 2017 [citado 12 de dez. 2020];54(6):601–14. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14703297.2017.1371058

Todd MJ, Smith K, Bannister P. Supervising a social science undergraduate dissertation: Staff experiences and perceptions. Teach High Educ. [Internet] 2006 [citado 5 de out. 2023];11(2):161–73. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13562510500527693

Turato ER. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa [Internet]. 2005 [citado 12 de dez. 2020]; 39(3):507-14. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/qtCBFFfZTRQVsCJtWhc7qnd

Turner G. Learning to supervise: four journeys. Innov Educ Teach Int. [Internet] 2015 [citado 5 de out. 2023]; 52(1):86–98. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14703297.2014.981840

van Rooij E, Fokkens-Bruinsma M, Jansen E. Factors that influence PhD candidates’ success: the importance of PhD project characteristics. Stud Contin Educ [Internet]. 2021[citado 12 de dez. 2020];43(1):48–67. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0158037X.2019.1652158

Welde K De, Laursen SL. The “Ideal Type” Advisor: How Advisors Help STEM Graduate Students Find Their ‘Scientific Feet.’ Open Educ J. [Internet]. 2008 [citado 5 de out. 2023];1(1):49–61. Dispobnível em: https://benthamopen.com/contents/pdf/TOEDUJ/TOEDUJ-1-49.pdf

Wichmann-Hansen G, Bach LW, Eika B, Mulvany MJ, Gitte Wichmann-Hansen, Lise Wogensen Bach, Berit Eika et al. Successful PhD supervision: A two-way process. In: The Researching, Teaching, and Learning Triangle. [Internet] 2012. p. 55–64. Disponível em: 10.1007/978-1-4614-0568-9

Wisker G. Frameworks and freedoms : Supervising research learning and the undergraduate dissertation. Journal of University Teaching & Learning Practice. [Internet] 2018 [citado 5 de out. 2023];15(4). Disponível em: https://core.ac.uk/download/212719078.pdf

Wolff LDG. O Papel Do Professor Na Orientação De Trabalho Científico. Cogitare Enferm [Internet] 2007 [citado 5 de out. 2023]; 12(4)413-5. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/10062/6917

Yousefi A, Bazrafkan L, Yamani N. A qualitative inquiry into the challenges and complexities of research supervision: viewpoints of postgraduate students and faculty members. J Adv Med Educ Prof [Internet]. 2015[citado 12 de dez. 2020];3(3):91–8. Disponível em: https://jamp.sums.ac.ir/article_40930_88570a46813422a8f4464fbec71a90c7.pdf

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

1.
Kurachi G, Grosseman S. Do desejo à realidade de ser orientador de pesquisa na área da saúde. Espac. Saude [Internet]. 26º de junho de 2024 [citado 2º de julho de 2024];25. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/969

Edição

Seção

Artigos