VIVÊNCIA DAS MÃES NA AMAMENTAÇÃO DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO

Autores

  • Samanta Cristina Siebel Universidade Feevale
  • Lisara Carneiro Schacker Universidade Feevale
  • Denise Bolzan Berlese Universidade Feevale
  • Daiane Bolzan Berlese Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n3p53

Palavras-chave:

Recém-nascido. Pré-termo. Amamentação

Resumo

O presente estudo teve por objetivo conhecer a vivência das mães em relação à amamentação do recém-nascido pré-termo internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. O estudo de natureza descritiva, de caráter qualitativo teve a participação de quatro (04) mães que tiveram seus filhos pré-termos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) no início do ano de 2013 e, que vivenciaram a prática da amamentação nesta unidade. A coleta das informações foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada, que utiliza para a análise dos resultados a técnica de análise de conteúdo temática. A análise permitiu a estruturação de quatro categorias. Após conhecer a vivência das mães em relação à amamentação do recém-nascido pré-termo pode-se inferir que as mães experimentam sentimentos negativos e positivos em relação à amamentação. Os momentos mais significativos em relação à amamentação são marcados pela pega do seio. As mães relatam como principal dificuldade na amamentação de seus bebês a pega, devido à imaturidade do sistema estomatognático de seus filhos, bem como o ambiente da UTIN. As mães investigadas relataram ser de extrema importância às orientações sobre a amamentação recebidas pela equipe de enfermagem, porém algumas vezes as orientações não são seguidas após a alta hospitalar pelo fato de serem realizadas somente na UTIN. 

Biografia do Autor

Samanta Cristina Siebel, Universidade Feevale

Bacharel em Enfermagem- Universidade Feevale

Lisara Carneiro Schacker, Universidade Feevale

Professora Mestre do Curso de Enfermagem – Universidade Feevale

Denise Bolzan Berlese, Universidade Feevale

Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Universidade Feevale. Área: Saúde e inclusão social.

Daiane Bolzan Berlese, Universidade Feevale

Professora Doutora do Instituto de Ciência da Saúde- Universidade Feevale

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

1.
Siebel SC, Schacker LC, Berlese DB, Berlese DB. VIVÊNCIA DAS MÃES NA AMAMENTAÇÃO DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO. Espac. Saude [Internet]. 31º de agosto de 2014 [citado 27º de abril de 2024];15(3):53-64. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/563

Edição

Seção

Artigos