VIVÊNCIA DAS MÃES NA AMAMENTAÇÃO DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n3p53Palavras-chave:
Recém-nascido. Pré-termo. AmamentaçãoResumo
O presente estudo teve por objetivo conhecer a vivência das mães em relação à amamentação do recém-nascido pré-termo internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. O estudo de natureza descritiva, de caráter qualitativo teve a participação de quatro (04) mães que tiveram seus filhos pré-termos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) no início do ano de 2013 e, que vivenciaram a prática da amamentação nesta unidade. A coleta das informações foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada, que utiliza para a análise dos resultados a técnica de análise de conteúdo temática. A análise permitiu a estruturação de quatro categorias. Após conhecer a vivência das mães em relação à amamentação do recém-nascido pré-termo pode-se inferir que as mães experimentam sentimentos negativos e positivos em relação à amamentação. Os momentos mais significativos em relação à amamentação são marcados pela pega do seio. As mães relatam como principal dificuldade na amamentação de seus bebês a pega, devido à imaturidade do sistema estomatognático de seus filhos, bem como o ambiente da UTIN. As mães investigadas relataram ser de extrema importância às orientações sobre a amamentação recebidas pela equipe de enfermagem, porém algumas vezes as orientações não são seguidas após a alta hospitalar pelo fato de serem realizadas somente na UTIN.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).