INFLUÊNCIAS SOCIAIS NO PROCESSO DO ALEITAR: PERCEPÇÕES DAS MÃES
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n1p25Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Meio social, DesmameResumo
O estudo objetivou analisar as influências sociais no processo do aleitar, sob a ótica das mães, cadastrada em uma Estratégia de Saúde da Família em Juazeiro – BA. Pesquisa com abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Realizaram-se onze entrevistas semiestruturadas. Com a análise das entrevistas emergiram três categorias, as quais foram subdivididas para uma melhor exploração do tema. Constatou-se que a percepção materna quanto às influências sofridas durante a amamentação nem sempre foi vista como algo favorável ao ato de amamentar, resultando muitas vezes, na introdução de outros alimentos antes da criança completar seis meses de vida, entretanto, algumas mães encararam isso como um fator positivo, atribuído à experiência e ao saber das pessoas mais velhas. A promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno devem ocorrer ainda durante a gestação, valorizando também os aspectos de inserção social desta mulher/mãe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).