REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE E A EDUCAÇÃO A PARTIR DE SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO E A SOCIEDADE NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n2p5Palavras-chave:
Educação em Saúde, Governo Estadual, Saúde Pública, Política Social.Resumo
A relação existente entre Estado, educação, saúde e sociedade no Brasil é bastante complexa, imbricada e carrega os ranços da colonização/exploração deste país. O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão sobre a saúde e a educação a partir de suas relações com o Estado e a sociedade no Brasil através do resgate de alguns acontecimentos importantes para a história da saúde, da educação e para a formação do Estado e da sociedade deste país. A metodologia do estudo consistiu na realização de uma reflexão a partir de um levantamento bibliográfico nas bases de dados Bireme (Biblioteca Virtual em Saúde) e Scielo (Scientific Electronic Library On Line) e também na página do Ministério da Educação (MEC). A reflexão realizada indica que é necessário mudar a forma como a relação Estado, educação, saúde e sociedade se dá no Brasil, de modo a efetivar o compromisso do Estado com a qualidade da educação e da saúde da população, bem como fortalecer a participação da sociedade nas políticas públicas sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Espaço para a Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).