Ensino de patologia no curso de Medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e786

Biografia do Autor

Samya Hamad Mehanna, Faculdades Pequeno Príncipe

Médica patologista. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde. Docente das Faculdades Pequeno Principe e Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. Curitiba, Paraná.

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

Doutorado em Biologia Celular e Tecidual pela Universidade de São Paulo (USP);Professora da Graduação e do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

Referências

Athanazio DA, Neves FB, Boaventura CS, Athanazio PR. O ensino de Patologia nas escolas médicas está em crise? Uma revisão sobre a experiência internacional. Rev. Bras. Educ. Méd. [Internet]. 2009, Mar [Acesso em 08 mar 2019], 33(1):49–54. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022009000100007&script=sci_abstract&tlng=pt

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Parecer CNE/CES/116/2014, de 3 de junho de 2014 [parecer na Internet]. Diário Oficial da União 6 jun 2014 [Acesso em 18 mar 2019]; Seção1,(17). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15514-pces116-14&category_slug=abril-2014-pdf&Itemid=30192

Campani A, Silva RG, Parente PM. Inovação pedagógica na universidade. Rev. Educ & Front. On-Line [Internet]. 2018, Jan/Abr [Acesso em 27 mar 2019], 8(22):18-34. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9041

Domizio P. 12° The Changing Role of Pathology in the Undergraduate Curriculum. In: Hall PA, Wright NA, editors. Understanding Disease: A centenary celebration of the Pathological Society. 2006, Aug:137-52.

Du Boulay C. Learning pathology: why? how? when? J Clin Pathol [Internet]. 1997, Aug [Acesso em 15 mar 2019]; 50(8):623-4. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9301543

Fenderson BA. Strategies for teaching pathology to graduate students and allied health professionals. Hum Pathol [Internet]. 2005, Feb [Acesso em 18 mar 2019], 36(2):146-53. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15754291

Feurwerker, LC. Mudanças na educação médica: os casos de Londrina e Marília. Interface - Comunic, Saúde, Educ [Internet]. 2002, Ago [Acesso em 20 mar 2019], 6(11):139-42. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/GpnLNtGqVmpgZLGK6F3FsbB/?format=pdf&lang=pt

Fleury MT, Fleury A. Construindo conceito competência. Rev. Adm. contemp. [Intennet]. 2001, Set [Acesso em 12 mar 2019], 5(spe):183–196, . Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-

Ford, J.; Pambrun C. Exit competencies in pathology and laboratory medicine for graduating medical students: the Canadian approach. Hum Pathol [Internet]. 2015, May [Acesso em 28 mar 2019], 46(5):637–42. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25776028/

Herrmann EM, Lenski M, Steffen J, Magdalena K, Nikolaus M, Koteeswaran R, et al. A survey study on student preferences regarding pathology teaching in Germany: A call for curricular modernization Curriculum development. BMC Med Educ [Internet]. 2015, Jun [Acesso em 18 mar 2019], 15(1):1-7. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-015-0381-7

Kondratowicz GM, Smallman LA, Jones EL. How do we teach pathology? J Pathol [Internet]. 1989, Jan [Acesso em 10 abr 2019], 157(1):85-7. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2921670

Levison DA, Fawkes RS, Macgillivray JB, Beck JS. Problem solving cases in teaching of applied pathology. Med Educ [Internet]. 1977, Jan [Acesso em 22 mar 2019], 11(1):21–4. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1365-2923.1977.tb00555.x

Mattick K, Marshall R, Bligh J. Tissue pathology in undergraduate medical education: Atrophy or evolution? J Pathol [Internet]. 2004, Aug [Acesso em 29 mar 2019], 203(4): 871–76. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15258988

Melo-Júnior MR, Araújo-Filho JS, Patu VR, Machado MF, Pontes-Filho NT. Integrando o ensino da patologia às novas competências educacionais. Ciências & Cognição [Internet]. 2007, Dez [Acesso em 05 abr 2019], 12(12):110–14. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347177.pdf

Pereira PF.; Souza CT, Hora DL, Possas CA, Menezes RC. O Ensino da Patologia e Sua Influência na Atuação de Patologistas e Infectologistas no Rio de Janeiro. Rev. Bras. educ. med [Internet]. 2018, Jan-Mar [Acesso em 03 abr 2019], 42(1):216–25. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/jDZqBBhtrDN4hZzWmQh8YTg/?format=pdf&lang=pt

Perrenoud P. Dez Novas Competências Para Ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

Silva AF, Ishigai M, Mauad T. Autópsias acadêmicas no Brasil – um inquérito nacional. Rev. Assoc. Bras. [Internet]. 2014, Jan [Acesso em 15 mar 2019], 60(2):145–50. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302014000200145

Sociedade Brasileira de Patologia (Brasil). Ensino em Patologia. O Patologista [Internet]. 2014, Out/Nov/Dez [Acesso em 07 abr 2019], 118:6–9. Disponível em: http://www.sbp.org.br/wb/wp-content/uploads/2016/07/Jornal118.pdf>.

Taylor CR, Deyoung BR, Cohen MB. Pathology education: quo vadis? Hum Pathol [Internet]. 2008, Nov [Acesso em 07 abr 2019], 39(11):1555-61. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18789479

The Foundation for Critical Thinking [homepage na internet], Critical Thinking Development: A Stage Theory [acesso em 01 abr 2019]. Disponível em: https://www.criticalthinking.org

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

1.
Hamad Mehanna S, Da Lozzo Garbelini MC. Ensino de patologia no curso de Medicina. Espac. Saude [Internet]. 24º de setembro de 2021 [citado 29º de abril de 2024];22. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/786

Edição

Seção

Ensaios