Ensino de patologia no curso de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e786Referências
Athanazio DA, Neves FB, Boaventura CS, Athanazio PR. O ensino de Patologia nas escolas médicas está em crise? Uma revisão sobre a experiência internacional. Rev. Bras. Educ. Méd. [Internet]. 2009, Mar [Acesso em 08 mar 2019], 33(1):49–54. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022009000100007&script=sci_abstract&tlng=pt
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Parecer CNE/CES/116/2014, de 3 de junho de 2014 [parecer na Internet]. Diário Oficial da União 6 jun 2014 [Acesso em 18 mar 2019]; Seção1,(17). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15514-pces116-14&category_slug=abril-2014-pdf&Itemid=30192
Campani A, Silva RG, Parente PM. Inovação pedagógica na universidade. Rev. Educ & Front. On-Line [Internet]. 2018, Jan/Abr [Acesso em 27 mar 2019], 8(22):18-34. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9041
Domizio P. 12° The Changing Role of Pathology in the Undergraduate Curriculum. In: Hall PA, Wright NA, editors. Understanding Disease: A centenary celebration of the Pathological Society. 2006, Aug:137-52.
Du Boulay C. Learning pathology: why? how? when? J Clin Pathol [Internet]. 1997, Aug [Acesso em 15 mar 2019]; 50(8):623-4. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9301543
Fenderson BA. Strategies for teaching pathology to graduate students and allied health professionals. Hum Pathol [Internet]. 2005, Feb [Acesso em 18 mar 2019], 36(2):146-53. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15754291
Feurwerker, LC. Mudanças na educação médica: os casos de Londrina e Marília. Interface - Comunic, Saúde, Educ [Internet]. 2002, Ago [Acesso em 20 mar 2019], 6(11):139-42. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/GpnLNtGqVmpgZLGK6F3FsbB/?format=pdf&lang=pt
Fleury MT, Fleury A. Construindo conceito competência. Rev. Adm. contemp. [Intennet]. 2001, Set [Acesso em 12 mar 2019], 5(spe):183–196, . Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-
Ford, J.; Pambrun C. Exit competencies in pathology and laboratory medicine for graduating medical students: the Canadian approach. Hum Pathol [Internet]. 2015, May [Acesso em 28 mar 2019], 46(5):637–42. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25776028/
Herrmann EM, Lenski M, Steffen J, Magdalena K, Nikolaus M, Koteeswaran R, et al. A survey study on student preferences regarding pathology teaching in Germany: A call for curricular modernization Curriculum development. BMC Med Educ [Internet]. 2015, Jun [Acesso em 18 mar 2019], 15(1):1-7. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-015-0381-7
Kondratowicz GM, Smallman LA, Jones EL. How do we teach pathology? J Pathol [Internet]. 1989, Jan [Acesso em 10 abr 2019], 157(1):85-7. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2921670
Levison DA, Fawkes RS, Macgillivray JB, Beck JS. Problem solving cases in teaching of applied pathology. Med Educ [Internet]. 1977, Jan [Acesso em 22 mar 2019], 11(1):21–4. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1365-2923.1977.tb00555.x
Mattick K, Marshall R, Bligh J. Tissue pathology in undergraduate medical education: Atrophy or evolution? J Pathol [Internet]. 2004, Aug [Acesso em 29 mar 2019], 203(4): 871–76. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15258988
Melo-Júnior MR, Araújo-Filho JS, Patu VR, Machado MF, Pontes-Filho NT. Integrando o ensino da patologia às novas competências educacionais. Ciências & Cognição [Internet]. 2007, Dez [Acesso em 05 abr 2019], 12(12):110–14. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347177.pdf
Pereira PF.; Souza CT, Hora DL, Possas CA, Menezes RC. O Ensino da Patologia e Sua Influência na Atuação de Patologistas e Infectologistas no Rio de Janeiro. Rev. Bras. educ. med [Internet]. 2018, Jan-Mar [Acesso em 03 abr 2019], 42(1):216–25. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/jDZqBBhtrDN4hZzWmQh8YTg/?format=pdf&lang=pt
Perrenoud P. Dez Novas Competências Para Ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
Silva AF, Ishigai M, Mauad T. Autópsias acadêmicas no Brasil – um inquérito nacional. Rev. Assoc. Bras. [Internet]. 2014, Jan [Acesso em 15 mar 2019], 60(2):145–50. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302014000200145
Sociedade Brasileira de Patologia (Brasil). Ensino em Patologia. O Patologista [Internet]. 2014, Out/Nov/Dez [Acesso em 07 abr 2019], 118:6–9. Disponível em: http://www.sbp.org.br/wb/wp-content/uploads/2016/07/Jornal118.pdf>.
Taylor CR, Deyoung BR, Cohen MB. Pathology education: quo vadis? Hum Pathol [Internet]. 2008, Nov [Acesso em 07 abr 2019], 39(11):1555-61. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18789479
The Foundation for Critical Thinking [homepage na internet], Critical Thinking Development: A Stage Theory [acesso em 01 abr 2019]. Disponível em: https://www.criticalthinking.org
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).