Programas de desenvolvimento docente como ativadores da prática reflexiva de processos de aprendizagem: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e730

Palavras-chave:

Capacitação de Professores, Docentes, Capacitação Profissional

Resumo

A reflexão da prática de processos de aprendizagem, por meio da participação em programas de desenvolvimento docente, contribui para emancipação profissional e para a consolidação de uma profissão autônoma. Objetivou analisar as evidências científicas, sobre a utilização de programas de desenvolvimento docente, para ativar a prática reflexiva de processos de aprendizagem. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados SciELO, DOAJ e ERIC, no período de 2016-2020, resultando em 17 estudos relacionados com a temática. Foram elegíveis 9 (53%) publicações resgatadas na base DOAJ, 6 (35%) na ERIC e 2 (12%) na SciELO. Os estudos apontaram que os programas de formação continuada são opções para auxiliar os docentes no processo de reflexão sobre a prática. 

Biografia do Autor

Felipe Kuczner Pereira, SENAC

Mestrando em Ensino nas Ciências da Saúde da FPP, especialista em docência no ensino superior
e docente do SENAC. Registro, São Paulo

Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdades Pequeno Principe

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe - FPP Curitiba-Paraná

Referências

Amórtegui-Cedeño, EF, Mosquera, JA. Contribuições da prática pedagógica na construção do saber do professor. Tecné, Episteme and Didaxis: TED. [periódico na internet]. 2018 [acesso em 10 ago de 2020]; 43. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-38142018000100047&lng=en&tlng=es

Bedin E, e Del Pino JC. Interações e intercessões em rodas de conversa: espaços de formação inicial docente. Rev. bras. Estud. pedagog. [periódico na internet]. 2018 [acesso em 10 ago de 2020]; 99(251). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v99n251/2176-6681-rbeped-99-251-222.pdf.

Çalışkan G, Gönen SI. Training teachers on corpus-based language pedagogy: Perceptions on vocabulary instruction. Journal of Language and Linguistic Studies [periódico na internet]. 2018 [acesso em 04 set de 2020]; 14 (4). Disponível em: http://www.jlls.org/index.php/jlls/article/view/1020.

Carabetta-Júnior V. Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente. Revista Brasileira de Educação Médica [periódico na internet]. 2010 [acesso em 10 ago 2020]; 34(4). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v34n4/v34n4a14.pdf.

Carlos V., Pombo L., Loureiro M. Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE), Da Investigação às Práticas, 8(1), 22 – 41, 2018. [acesso em 10 ago 2020]; 8(1). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9846.

Caron J, Portelance L. La collaboration entre chercheuse et praticiens dans un groupe de codéveloppement professionnel. Phronesis [periódico na internet]. 2017 [acesso em 10 ago 2020]; 7. Disponível em: https://journals.openedition.org/edso/2555#citedby .

Cubero-Pérez R., Cubero M., Bascón MJ. The reflective practicum in the process of becoming a teacher: the tutor’s discursive support. Educ. Sci. [periódico na internet]. 2019 [acesso em 10 ago de 2020]; 9(96). Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/9/2/96 .

Dijk-Wesselius EJ, Berg AEV, Maas J, Hovinga D. Green Schoolyards as outdoor learning environments: barriers and solutions as experienced by primary school teachers. frontiers in psychology [periódico na internet]. 2019 [acesso em 10 ago 2020]; 10. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2019.02919/full.

Fernandes ICS. El emergir en la lengua y la resignificación de experiencias: consideraciones sobre el PIBID en la formación reflexiva del profesor de español en Brasil. Rev. Entrelinhas [periódicos da internet]. 2015 [acesso em 10 ago 2020]; 1(1). Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8052.

Flognfeldt ME. Professional feedback loop: how can practising teachers’ reflection inform english language teacher education. Acta Didactica Norge [periódico na internet]. 2016 [acesso em 10 ago de 2020]; 10(2). Disponível em: https://journals.uio.no/adno/article/view/2515/2486.

Kartal EE, Cobern WW, Dogan N. et al. Improving science teachers’ nature of science views through an innovative continuing professional development program. IJ STEM ed 5 [periódico na internet]. 2018 [acesso em 10 ago 2020]; 30. Disponível em: https://stemeducationjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s40594-018-0125-4.

Kaur B, Wong LF. A Collaborative and reflective approach to teaching for metacognition. Opening up mathematics education research (Proceedings of the

th annual conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia) [periódico na internet]. 2016 [acesso em 04 set 2020]. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/A-Collaborative-and-Reflective-Approach-toTeaching-Kaur-Wong/ceb95bd86c52a943a720738ea82c9a60982d81c9 .

Lebourg EH, Fernandes VA. O copo meio cheio: a rede como um campo de possibilidades de valorização de professores / Cup half full: the network as a field of opportunities for teachers’ appreciation. Texto Livre [Internet]. 2016 [acesso em 10 ago 2020];9(2). Disponível em: https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.254-262

Lubbe W, Botha CS. The dimensions of reflective practice: a teacher educator’s and nurse educator’s perspective. Reflective Practice [periódico na internet]. 2020 [acesso em 10 ago de 2020]; 21(3). Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14623943.2020.1738369?journalCode=crep20287-300.

Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG. The PRISMA Group (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. PLoS Med [periódico na internet]. 2009 [acesso em 25 ago de 2020]; 6(7). Disponível em: https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1000097.

Novozhenina A, Pinzón MM. Impact of a professional development program on EFL teachers’ performance. How [periódico na internet]. 2018 [acesso em 04 set de 2020]; 25(2). Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/how/v25n2/0120-5927-how-25-02-00113.pdf.

Oliveira AL, Obara AT. O ensino de ciências por investigação: vivências e práticas reflexivas de professores em formação inicial e continuada. Investigações em Ensino de Ciências [periódicos na internet]. 2018 [acesso em 10 ago de 2020];23 (2). Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/874.

Perez AM, Sanches PH, Noriega GE. La práctica reflexiva en los docentes de posgrado, comprender para transformar. Innoeduca. International Journal of technology and educational innovation [periódico na internet]. 2018 [acesso em 10 ago de 2020]; 4(1). Disponível em: https://doi.org/10.24310/innoeduca.2018.v4i1.3594

Rodríguez-Sosa J, Zeballos-Manzur M, Sabiote CR, Villanueva CA, Torres LA, Elías-Mesías M. (2018). Propósitos y Representaciones [periódico na internet]. 2018 [acesso em 04 set 2020]; 7 (1). Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1212569.pdf.

Roget AD. El método R5 de práctica reflexiva: evaluación de su impacto en la formación inicial de maestros. Innoeduca [periódico na internet]. 2018 [acesso em 10 ago de 2020]; 4 (1). Disponível em: https://revistas.uma.es/index.php/innoeduca/article/view/4666.

Romero G, Vasilopoulos G. From rural China to Canada: communities of practice to support a teacher professional development study program abroad. The Electronic Journal for English as a Second Language [periódico na internet], 2020 [acesso em 04 set de 2020]; 23(4). Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1242662.pdf.

Roohani A., Avendi MM. Effect of self-evaluation techniques on iranian efl teachers’ reflective teaching. applied research on english language [periódico na internet]. 2019 [acesso em 10 ago de 2020]; 8(1). Disponível em: http://are.ui.ac.ir/article_23271_84862e804cf1404edf708bc122839c5b.pdf.

Rubio M., Rubio R., Singer N. Reflexões sobre uma proposta de formação de professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) no Chile. Literatura e Linguística [periódico na internet]. 2018 [acesso em 10 ago de 2020]; 38. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/lyl/n38/0716-5811-lyl-38-00297.pdf.

Sardabi N, Biria R, Golestan AA. Reshaping teacher professional identity through critical pedagogy-informed Teacher Education. International Journal of Instruction [periódico na internet]. 2018 [acesso em 04 set de 2020]; 11(3). Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1183356.pdf.

Sousa, LM, Vieira CM, Severino S, Antunes A. Metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Revista Investigação Enfermagem [periódico na internet]. 2017 [acesso em 10 ago de 2020]; 2. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321319742_Metodologia_de_Revisao_Integrativa_da_Literatura_em_Enfermagem

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein [periódicos na Internet]. 2010 [Acesso em 10 ago de 2020]; 8(1). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082010000100102&lng=en .

Ulloa M, Evans I, Jones L. The effects of emotional awareness training on teachers’ ability to manage the emotions of preschool children: an experimental study. Escritos de Psicología [periódico na internet]. 2016 [acesso em 10 ago de 2020]; 9 (1). Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2710/271045358001.pdf .

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

1.
Kuczner Pereira F, Palmira Sanson Zagonel I. Programas de desenvolvimento docente como ativadores da prática reflexiva de processos de aprendizagem: revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 29º de abril de 2024];22. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/730

Edição

Seção

Revisões