A percepção de farmacêuticos acerca da possibilidade de implantação da atenção farmacêutica na prática profissional.
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2010v12n1p48Palavras-chave:
Assistência Farmacêutica, Atenção Farmacêutica, Prática Profissional.Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender o ponto de vista de farmacêuticos sobre as possibilidades de implantação da Atenção Farmacêutica em farmácias e drogarias. A investigação teve abordagem qualitativa, sendo os sujeitos farmacêuticos de um município do interior paulista. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados por meio da análise de conteúdo temático, com base nos pressupostos da Teoria Fundamentada em Dados, que possibilitou o agrupamento por categorias, de acordo com a similitude. Emergiram as seguintes categorias de análise: Conceituando a Atenção Farmacêutica como atividade de aconselhamento ao paciente; Necessidade de capacitação para a prática da Atenção Farmacêutica; Falta de condições de trabalho para o desempenho das ações de Atenção Farmacêutica; Pouca receptividade da população para receber cuidados farmacêuticos; Atenção Farmacêutica como possibilidade de resgate do papel do farmacêutico. As falas revelaram que os profissionais não se sentem aptos ou capacitados para o exercício da Atenção Farmacêutica. A falta de tempo e de receptividade do público são apontadas como importantes barreiras. No entanto a Atenção Farmacêutica é vista como caminho para resgatar o papel do farmacêutico na sociedade. Preliminarmente, este estudo demonstra a necessidade de um maior investimento em estratégias voltadas à formação dos profissionais. Também deve ser buscado melhor entendimento acerca da aceitação do público para os cuidados farmacêuticos e dos mecanismos capazes de promover a interação deste profissional com a população.Downloads
Publicado
2011-08-10
Como Citar
1.
Fegadolli C, Santos DR dos, Fonseca DC, Marques TC. A percepção de farmacêuticos acerca da possibilidade de implantação da atenção farmacêutica na prática profissional. Espac. Saude [Internet]. 10º de agosto de 2011 [citado 20º de fevereiro de 2025];12(1):48-57. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/427
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).