ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2011v13n1p74Keywords:
Diabetes Mellitus, Enfermagem em Saúde Comunitária, Educação em Saúde, Enfermagem.Abstract
Esta revisão sistemática teve como objetivo identificar as estratégias utilizadas para realizar ações educativas em saúde ao portador de Diabetes Mellitus. A busca dos artigos foi realizada de maio a junho de 2010, nas bases de dados LILACS e SCIELO e utilizou como descritores: Diabetes Mellitus, Educação em saúde, Enfermagem em saúde comunitária e Enfermagem. O recorte temporal estabelecido foi o período de 2000 e 2010. Foram identificados 17 artigos que foram organizados em unidades temáticas. Os resultados evidenciaram como estratégias para promover a qualidade de vida do portador de Diabetes Melittus, a realização de ações educativas com a participação multiprofissional, a inclusão da família no tratamento e a realização de atividades em grupo. Ressalta-se a participação do enfermeiro como educador, constituindo como um desafio para esse profissional a sensibilização das pessoas para a prevenção desta síndrome. Destaca-se como limitação a carência de publicação sobre a temática.Downloads
Published
2012-01-13
How to Cite
1.
Peixoto GV, Silva RM da. ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICA. Espac. Saude [Internet]. 2012 Jan. 13 [cited 2024 Nov. 21];13(1):74-81. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/452
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2012 Espaço para a Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors grant the journal the copyright, with the work simultaneously licensed with Creative Commons CC BY, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).