A avaliação da aprendizagem sob a ótica de acadêmicos de medicina
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n2p114Keywords:
Avaliação. Educação de graduação em medicina. Ensino.Abstract
Avaliar integra-se ao processo de ensino-aprendizagem devendo atrelar-se as teorias de aprendizagem e metodologias didáticas O estudo desvelou a percepção sobre processos avaliativos; identificou as distinções conceituais sobre as modalidades/modelos/instrumentos utilizados na avaliação da formação médica e perfil sociodemográfico, através do método exploratório-descritivo qualitativo e entrevista semiestruturada norteando a questão: qual a percepção dos estudantes do curso de medicina sobre os processos avaliativos da aprendizagem vivenciados durante sua formação? por técnica de análise de conteúdo temática, com apreensão de três categorias, percepção dos estudantes sobre os processos avaliativos utilizados; da avaliação na formação médica e compreensão do processo avaliativo. Percebeu-se preocupação quanto à formação, excesso de avaliações teóricas restritas aos conteúdos abordados em sala de aula. Apontam um certo desconhecimento didático-metodológico dos docentes e almejam uma melhor avaliação, em que contemple o estudante, como agente ativo do processo de ensino-aprendizagem.
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