A avaliação da aprendizagem sob a ótica de acadêmicos de medicina
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n2p114Palavras-chave:
Avaliação. Educação de graduação em medicina. Ensino.Resumo
Avaliar integra-se ao processo de ensino-aprendizagem devendo atrelar-se as teorias de aprendizagem e metodologias didáticas O estudo desvelou a percepção sobre processos avaliativos; identificou as distinções conceituais sobre as modalidades/modelos/instrumentos utilizados na avaliação da formação médica e perfil sociodemográfico, através do método exploratório-descritivo qualitativo e entrevista semiestruturada norteando a questão: qual a percepção dos estudantes do curso de medicina sobre os processos avaliativos da aprendizagem vivenciados durante sua formação? por técnica de análise de conteúdo temática, com apreensão de três categorias, percepção dos estudantes sobre os processos avaliativos utilizados; da avaliação na formação médica e compreensão do processo avaliativo. Percebeu-se preocupação quanto à formação, excesso de avaliações teóricas restritas aos conteúdos abordados em sala de aula. Apontam um certo desconhecimento didático-metodológico dos docentes e almejam uma melhor avaliação, em que contemple o estudante, como agente ativo do processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).