Harmonizing knowledge and practices: the symphony of interdisciplinarity and interprofessionalism in health education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2024v25.e1031

Keywords:

Interprofessional Education, Interdisciplinary Placement, Health Education

Author Biographies

Debora Mariana da Silva Marioto, Universidade de Minas Gerais

Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Docente de Imunologia e Hematologia. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Edson Roberto Arpini Miguel, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutor em Clínica Médica - Ensino em Saúde (UNICAMP). Docente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Rosiane Guetter Mello, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Ciências (Bioquímica) pela UFPR. Docente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

References

Batista NA. Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Cad FNEPAS. [Internet]. 2012 [citado 02 de dez 2023]; 2:25-28. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4298824/mod_resource/content/1/educacao_interprofissional.pdf

CAIPE. Interprofessional education: the definition. 2002. Disponível em: https://www.caipe.org/about

Costa JP, Jorge MSB, Vasconcelos MGF, Paula ML, Bezerra IC. Resolubilidade do cuidado na atenção primária: articulação multiprofissional e rede de serviços. Saúde Debate. [Internet]. 2015. [citado 04 de dez 2023]; 38(103). Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/gXKyw3Jsx4RsTvrLdGwBCsp/abstract/?lang=pt#15

Etges NJ. Produção do conhecimento e interdisciplinaridade. Educação e Realidade. 1993;18(2):73-82.

Farias DN, Ribeiro KSQS, Anjos UU, Brito GEG. Interdisciplinaridade e interprofissionalidade na Estratégia Saúde da Família. Trab Educ Saúde. [Internet]. 2018. [citado 05 de dez 2023];16(1):141-62. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/s8LvmxwJSDXWRNWsQt7JH3b/

Frigotto G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: Jantsch AP, Bianchetti L, organizadores. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes; [Internet].1995. [citado 04 de nov 2022] Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/27337

Jantsch AP. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. In: Jantsch AP, Bianchetti L, organizadores. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes; [Internet]. 2000. [citado 12 de jan 2023] p. 113-144. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/27337

Japiassu H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago; 1976.

Miguel ERA, Aires DL, Esteves RZ, Pissioli FCAM, Godoi SR, Silva SM. Importância do trabalho interprofissional para a Estratégia Saúde da Família e Pediatria. Espac. Saude [Internet]. 2016 [citado 25 de ago 2024]; 17(2):111-7. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/291

Miguel ERA, Albiero ALM, Alves RN, Bicudo AM. Trajetória e implementação de disciplina interprofissional para cursos da área de Saúde. Interface Botucatu. [Internet]. 2018 [citado 20 de mai 2024]; 22(Supl. 2):1763-76. Disponível em: scielo.br/j/icse/a/LMVNQdBpzzghyXMsqRLgjYB/?format=pdf

Miguel ERA, Albiero ALM, Esteves RZ, Aquiles, GJ, Patussi EV, Oliveira MRN et al. Ensino interprofissional em saúde: análise qualitativa da experiência de estudantes, preceptores e tutores. Arq Cienc Saude UNIPAR. [Internet]. 2023. [citado 20 de mai 2024];27(6):2497-2515. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1436615

Moraes MC. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus; 2002.

Morin E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2003.

Morin E. Educação e complexidade, os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez; 2005.

Mozena ER. Investigando enunciados sobre a interdisciplinaridade no contexto das mudanças curriculares para o ensino médico no Brasil e no Rio Grande do Sul [Internet]. 2014 [citado 12 de jan 2023] [Tese]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 281p. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/104588

Organização Mundial da Saúde. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa [Internet]. 2010 [citado 03 de mai 2024]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/dahu/pnsp/publicacoes/marco-para-acao-em-educacao-interprofissional-e-pratica-colaborativa-oms.pdf/view

Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP. [Internet]. 2013. [citado 10 de jan 2023]; 47(4):977–83. Disponível em https://www.scielo.br/j/reeusp/a/JwHsjBzBgrs9BCLXr856tzD/

Piaget J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio; 1973.

Reeves S, Fletcher S, Barr H, Birch I, Boet S, Davies N. A BEME systematic review of the effects of interprofessional education: BEME guide no. 39. Med Teach. [Internet]. 2016. [citado 08 de dez 2023]; 38(7):656-68. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/0142159X.2016.1173663

Thiesen JS. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ. [Internet]. 2008. [citado 03 de mai 2024];13(39):545–54. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/swDcnzst9SVpJvpx6tGYmFr/

Published

2024-10-25

How to Cite

1.
Marioto DM da S, Miguel ERA, Mello RG. Harmonizing knowledge and practices: the symphony of interdisciplinarity and interprofessionalism in health education. Espac. Saude [Internet]. 2024 Oct. 25 [cited 2024 Nov. 23];25. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/1031

Issue

Section

Ensaios

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.