PARTICIPAÇÃO DO PAI NA GESTAÇÃO, PARTO E PUERPÉRIO: REFLETINDO AS INTERFACES DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n3p73Palavras-chave:
Paternidade, enfermagem, enfermagem familiar, relações pai-filho, pai.Resumo
A presente análise reflexiva busca subsidiar a prática dos profissionais de enfermagem e auxiliar os mesmos na proposição de ações condizentes às necessidades do homem, auxiliando-o na construção da paternidade e no desenvolvimento do seu papel e de suas tarefas nos períodos de gestação, parto e puerpério, de forma a promover a saúde familiar. Trata-se de um estudo reflexivo, a partir de revisão da literatura na qual foram consultados artigos científicos nas bases de dados LILACS e na biblioteca virtual SciElo, Manuais do Ministério da Saúde e a Legislação vigente sobre a temática. Apresentam-se, inicialmente, a participação do pai na gestação, parto e puerpério e, a seguir as interfaces entre enfermagem e a paternidade nos períodos de gestação, parto e puerpério. Refletir sobre a participação paterna desde a gestação constitui-se em uma ferramenta sólida para visualizar estratégias e qualificar a prática e os cuidados de enfermagem com famílias, favorecendo a inclusão do pai em atividades do período gravídico-puerperal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).