Ferramentas tecnológicas e o cálculo de medicação: contribuições para o aprendizado e o exercício profissional

Autores

  • Suiane Costa Ferreira Universidade do Estado da Bahia
  • Alan da Cruz Assis da Silva Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e738

Palavras-chave:

Tecnologia Biomédica, Cálculos de Dosagem de Medicamento

Resumo

Apesar de não demandar conhecimentos avançados, realizar um cálculo de medicação exige algumas etapas matemáticas, o que implica em maior tempo dedicado à tarefa e maior possibilidade de erro. Assim, este artigo objetiva compreender a experiência de aprendizagem sobre cálculo de medicamento entre estudantes de enfermagem e propor uma ferramenta tecnológica que auxilie na realização da transformação de soluções em contexto acadêmico e profissional. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem quantitativa. Os dados mostraram que a maioria dos estudantes considerou o aprendizado sobre cálculo de medicação pouco satisfatório ou insatisfatório e nunca utilizaram uma ferramenta tecnológica para este fim. Foi possível concluir que os cursos de formação precisam estimular um contato contínuo com ferramentas tecnológicas durante a graduação a fim de desenvolver habilidades, competências e atitudes voltadas ao uso das tecnologias digitais no cuidado em saúde, minimizando possibilidade de erros durante cálculo de medicação e favorecendo a segurança dos pacientes.

Biografia do Autor

Suiane Costa Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em educação e contemporaneidade, docente da Universidade do Estado da Bahia.
Salvador, Bahia

Alan da Cruz Assis da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Estudante de graduação em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia. Salvador, Bahia

Referências

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Estratégias para segurança do paciente em hospitais e clínicas. Brasília (DF): Ministério da Saúde. [Internet]. 2010 [acesso em 12 agos 2020].Disponível em: www.anvisa.gov.br.

Angamo MT, Chalmers L, Curtain CM, Bereznicki LR. Adverse-Drug-Reaction-Related Hospitalisations in developed and developing countries: a review of prevalence and contributing factors. Drug Saf. 2016; 39(9):847–57.

Boletim de Farmacovigilância sobre erros de medicação nº 8. Brasília (DF): Ministério da Saúde [Internet]. 2019 [acesso em 22 jul 2020]. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br.

Conselho Regional de Enfermagem – COREn/SP. Boas Práticas – Cálculo e diluição de medicamentos. São Paulo: COREn; 2011, 84p.

Domingues NA, Tibes CMS, Dias JD, Westin UM, Zem-Mascarenhas SH. Desenvolvimento de uma webquest sobre administração segura de medicamentos para o ensino superior de enfermagem. Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância; 8 a 27 de setembro de 2016, São Carlos, São Paulo.

Organização Mundial de Saúde. Patient safety [Internet]. 2017. [acesso em 22 nov 2020]. Disponível em: https://www.who.int/patientsafety/medication-safety/en/

Mendes JR, Lopes MC, Vancini-Campanharo CR, Okuno MF, Batista RE. Tipos e frequência de erros no preparo e na administração de medicamentos endovenosos. Einstein (São Paulo). 2018; 16(3):eAO4146.

Pereira FGF, Caetano JA, Frota NM, Silva MG. Use of digital applications in the medicament calculation education for nursing. Invest Educ Enferm. 2016; 34(2):297-304.

Portaria n° 529, de 1º de Abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Ministério da Saúde. Brasília (DF): Diário Oficial da União. [Internet] 2013. [acesso em 22 jul 2020]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0529_01_04_2013.html

Rocha FSR, Lima CA, Torres MR, Gonçalves RPF. Tipos e causas de erros no processo de medicação na prática assistencial da equipe de enfermagem. Revista Unimontes Científica. 2015; 17 (1):76-86.

Rodrigues EC, Matos TF, Assis MA. Facilidades e dificuldades relacionadas ao cálculo de medicação em Enfermagem. Revista Científica UMC. Edição Especial PIBIC, outubro 2018; 3(3):1-4.

Sousa ATO, Formiga NS, Oliveira SHS, Costa MML, Soares MJGO. Using the theory of meaningful learning in nursing education. Rev Bras Enferm. 2015; 68(4):713-22.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

1.
Ferreira SC, da Silva A da CA. Ferramentas tecnológicas e o cálculo de medicação: contribuições para o aprendizado e o exercício profissional. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 3º de dezembro de 2024];22. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/738

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.