Ferramentas tecnológicas e o cálculo de medicação: contribuições para o aprendizado e o exercício profissional
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e738Palavras-chave:
Tecnologia Biomédica, Cálculos de Dosagem de MedicamentoResumo
Apesar de não demandar conhecimentos avançados, realizar um cálculo de medicação exige algumas etapas matemáticas, o que implica em maior tempo dedicado à tarefa e maior possibilidade de erro. Assim, este artigo objetiva compreender a experiência de aprendizagem sobre cálculo de medicamento entre estudantes de enfermagem e propor uma ferramenta tecnológica que auxilie na realização da transformação de soluções em contexto acadêmico e profissional. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem quantitativa. Os dados mostraram que a maioria dos estudantes considerou o aprendizado sobre cálculo de medicação pouco satisfatório ou insatisfatório e nunca utilizaram uma ferramenta tecnológica para este fim. Foi possível concluir que os cursos de formação precisam estimular um contato contínuo com ferramentas tecnológicas durante a graduação a fim de desenvolver habilidades, competências e atitudes voltadas ao uso das tecnologias digitais no cuidado em saúde, minimizando possibilidade de erros durante cálculo de medicação e favorecendo a segurança dos pacientes.
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