Ferramentas tecnológicas e o cálculo de medicação: contribuições para o aprendizado e o exercício profissional

Autores

  • Suiane Costa Ferreira Universidade do Estado da Bahia
  • Alan da Cruz Assis da Silva Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e738

Palavras-chave:

Tecnologia Biomédica, Cálculos de Dosagem de Medicamento

Resumo

Apesar de não demandar conhecimentos avançados, realizar um cálculo de medicação exige algumas etapas matemáticas, o que implica em maior tempo dedicado à tarefa e maior possibilidade de erro. Assim, este artigo objetiva compreender a experiência de aprendizagem sobre cálculo de medicamento entre estudantes de enfermagem e propor uma ferramenta tecnológica que auxilie na realização da transformação de soluções em contexto acadêmico e profissional. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem quantitativa. Os dados mostraram que a maioria dos estudantes considerou o aprendizado sobre cálculo de medicação pouco satisfatório ou insatisfatório e nunca utilizaram uma ferramenta tecnológica para este fim. Foi possível concluir que os cursos de formação precisam estimular um contato contínuo com ferramentas tecnológicas durante a graduação a fim de desenvolver habilidades, competências e atitudes voltadas ao uso das tecnologias digitais no cuidado em saúde, minimizando possibilidade de erros durante cálculo de medicação e favorecendo a segurança dos pacientes.

Biografia do Autor

Suiane Costa Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em educação e contemporaneidade, docente da Universidade do Estado da Bahia.
Salvador, Bahia

Alan da Cruz Assis da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Estudante de graduação em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia. Salvador, Bahia

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

1.
Ferreira SC, da Silva A da CA. Ferramentas tecnológicas e o cálculo de medicação: contribuições para o aprendizado e o exercício profissional. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 29º de abril de 2024];22. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/738

Edição

Seção

Artigos