Ensino de cuidados paliativos nas escolas médicas brasileiras: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e705Palavras-chave:
Cuidados Paliativos, Educação Médica, Estado Terminal, MorteResumo
A introdução dos Cuidados Paliativos no Brasil ocorreu por volta dos anos 2000. Desde lá, muito se tem descoberto sobre essa abordagem, que visa amparar não só o paciente, mas seus familiares durante o processo de adoecimento e morte. Este estudo consiste em uma revisão integrativa que objetiva apreender o desenvolvimento do ensino de Cuidados Paliativos nas faculdades de medicina do país. Foram utilizadas as bases de dados LiLACS e Scielo para coleta de dados, resultando na seleção de 12 artigos. A análise do conteúdo permitiu a formulação de 2 categorias: abordagem dos cuidados paliativos nas escolas médicas brasileiras e dificuldades que envolvem o ensino de cuidados paliativos no Brasil. Por constituir uma questão de saúde pública, é preciso que o tema seja trabalhado de maneira efetiva dentro das escolas médicas brasileiras. Todavia, evidenciou-se uma importante escassez de conhecimento conceitual por parte de estudantes e profissionais da saúde, o que acarreta no despreparo dos mesmos para lidar com situações de incurabilidade e fim de vida.
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