Conhecimento de estudantes da saúde sobre suporte básico de vida
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p6Palavras-chave:
Reanimação cardiopulmonar. Estudantes de ciências da saúde. Emergências.Resumo
O objetivo deste artigo é identificar o conhecimento dos estudantes da área da saúde sobre Suporte Básico de Vida. Este é um estudo transversal com abordagem quantitativa. Foi feita a aplicação de um questionário para discentes da área da saúde de todos os cursos e períodos vigentes na instituição selecionada. O questionário foi submetido para 545 estudantes e avaliou três domínios em 25 perguntas: conhecimentos gerais, sequência dos procedimentos e método de aplicação dos procedimentos. Nossos resultados demonstraram que 28,1% dos entrevistados sabiam a sequência de atendimento do SBV, sobre o acionamento do serviço de emergência 30,3% o fariam no momento adequado e sobre a o uso do DEA 18,9% sabiam utilizar o aparelho. Esse estudo demonstra algumas deficiências dos entrevistados sobre SBV, reforçando a necessidade do ensino continuado em SBV e a importância do incentivo a iniciativas de divulgação do tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).