SÍNDROME METABÓLICA EM ESTUDOS COM ADULTOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n4p86Palavras-chave:
Revisão, Síndrome X Metabólica, Obesidade Abdominal, Pressão ArterialResumo
A Síndrome Metabólica é definida pela presença simultânea de componentes da resistência à insulina, da hipertensão e da dislipidemia, condição essa relacionada às doenças cardiovasculares. Trata-se uma revisão sistemática das bases PubMed, Scielo, Lilacs e outras fontes, de 2000 a junho de 2013 de estudos transversais com amostras representativas que apresentassem a SM segundo uma das definições a seguir: International Diabetes Federation (IDF), Third Report of the National Cholesterol Education Program Expert Panel on Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Cholesterol in ou Harmonizada. A prevalência de SM variou de 7,1% (adultos jovens) a 56,9% (idosos) observando-se aumento da SM com a idade. Entre os sexos não houve uma distinção clara das prevalências encontradas. Os valores obtidos com a definição IDF foram maiores em relação às demais definições. Entre os componentes da SM houve o predomínio de baixo HDL, alteração dos níveis pressóricos e obesidade abdominal. Houve grande variação da prevalência de SM, impossibilitando uma inferência da prevalência da SM entre brasileiros. Todavia, reforçou sua relação com o aumento da idade e demonstrou maior prevalência dos componentes baixo HDL-C e alteração da pressão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).