QUALIDADE DE VIDA EM TRABALHADORES DA ÁREA DE SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2013v14n1/2p72Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Pessoal de Saúde, Ocupações Relacionadas com Saúde, Organização Mundial da SaúdeResumo
Este artigo teve como objetivo avaliar estudos sobre a qualidade de vida em trabalhadores da área de saúde por meio de uma revisão sistemática de trabalhos científicos. A fonte de busca foi a Biblioteca Virtual de Saúde, por meio da BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), nas bases de dados Medline, Lilacs e SciELO, referente aos anos de 2000 a junho de 2010. A estratégia de busca utilizada foi: qualidade de vida AND pessoal de saúde, e quality of life AND health personnel. Os critérios de inclusão foram: artigos originais de pesquisa sobre o tema proposto, nos idiomas inglês e português, e que utilizaram o WHOQOL-Bref como instrumento de avaliação da qualidade de vida. Seguindo a estratégia definida, a busca bibliográfica resultou em 3.984 artigos, sendo que apenas 8 se adequaram ao tema proposto. Observou-se que o domínio meio ambiente apresentou os menores escores em 75% dos estudos, e que o psicológico foi o único que não obteve maior escore dentre os domínios do WHOQOL-Bref. Dentre os fatores que interferiram na qualidade de vida desses profissionais estão: o estresse decorrente do ambiente de trabalho e das atividades profissionais; o excesso, a insegurança e as inadequadas condições de trabalho; além da insatisfação com os recursos financeiros. Nesta perspectiva, o conhecimento dos aspectos comprometidos aponta para a necessidade de reflexão e atitudes que possam influenciar positivamente na saúde e qualidade de vida desses profissionais, contribuindo assim, para a melhoria da sua produtividade e qualidade assistencial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).