Metodologias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competências de inovação na graduação em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2023v24.e959

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Perfil de competências de Enfermeiros

Resumo

Inovação é definido como ato de inovar, novo conceito ou ideia, que tem como objetivo melhoria da qualidade. qualidade. As competências de inovação podem ser desenvolvidas na graduação, por meio de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de elencar as metodologias utilizadas e correlacionar com as competências de inovação, foi desenvolvido estudo quantitativo,
exploratório-descritivo, com 13 docentes da graduação em enfermagem. A coleta dos dados
ocorreu entre fevereiro e março de 2023, com análise estatística descritiva. Como resultados,
sob a ótica docente, houve a correlação das metodologias com potencial para o desenvolvimento de competências de inovação, com destaque para a simulação, apontada como correlacionada às dezenove competências listadas. Conclui-se que na prática docente foi percebida a correlação entre as metodologias utilizadas e as competências de inovação que podem ser desenvolvidas em sua aplicação, o que se configura como importante contributo para a inovação do ensino e o ensino da inovação.

Biografia do Autor

Dailyt Guimarães Salvador, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Karin Rosa Persegona Ogradowski, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora e Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

 

Ingrid Margareth Voth Lowen, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Curitiba, Paraná.

Leandro Rozin, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeiro. Mestre em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Referências

Anastasiou LGC, Alves LP. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5ª ed. Joinville-SC. Univille; 2005.

Andrade FGS, Barros MAM. Enfermagem: Uma Proposta De Inovação. Rev. Vivências em Ensino de Ciências [Internet]. 2018 [citado 05 junho 2023];2(2):86-91. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/vivencias/article/view/239729/31303.

Barros RKSP, Lima LVS, Fregadolli AMV. Contribuições das metodologias ativas e aulas práticas para a formação do enfermeiro. Brazilian Journal of Development [Internet]. 2021 [citado 06 junho 2023];9(7):87189-209. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35472/pdf.

Bollela VR, Senger MH, Tourinho FSV, Amaral E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto [Internet]. 2014 [citado 08 agosto 2022];3(47):293-300. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86618/89548.

Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Menezes RMP, Araújo MS. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Espaç. Saúde [Internet]. 2015 [citado 06 junho 2023];16(1):59-65. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/418/pdf_63.

Costa RRO. A simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem em enfermagem [Mestrado]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2014.

Dias-Lima A, Silva MC, Ribeiro LCV, Bendicho MT, Guedes HTV, Lemaire DC. Avaliação, Ensinagem e Metodologias Ativas: uma Experiência Vivenciada no Componente Curricular Mecanismos de Agressão e de Defesa, no curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2019 [citado 06 junho 2023];43(2):216-24. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/sjTVkBgYZ4H3vDTHQV68SJs/?format=pdf&lang=pt.

Fontana RT, Wachkowski G, Barbosa SSN. As metodologias usadas no ensino de enfermagem: com a palavra, os estudantes. Edu. em Rev [Internet]. 2020 [citado 06 junho 2023];36:1-18. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/DLkqLfHXmX7kdww8NyWJN4D/?format=pdf&lang=pt.

Frankl S, Newman L, Burgin S, Atasoylu A, Fishman L, Gooding H, et al. The Case- Based Collaborative Learning Peer Observation Worksheet and Compendium: An Evaluation Tool for Flipped Classroom Facilitators. MedEdPORTAL [Internet]. 2017 [citado 08 agosto 2022]; 13:1-6. Disponível em: https://www.mededportal.org/doi/10.15766/mep_2374-8265.10583.

Froehlich C, Konrath K. A capacidade de inovação em uma empresa do segmento químico. Revista Capital Científico [Internet]. 2019 [citado 06 junho 2023];2(17):5-22. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/5702/pdf.

Gerhardt TE, Silveira DT. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS; 2009.

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 edª. São Paulo: Atlas, 2010.

Good C, Cunha TR, Silva JD. “Role Playing Game” como metodologia ativa para ensino da ética: experiências entre a Bioética e os Direitos Humanos. In: Rauli PMF, Sanches LC, Zagonel IPS, Coelho ICMM, Mello RG, organizadores. Bioética e metodologias ativas no ensino – aprendizagem. Curitiba: CRV, 2018. p. 115.

Inovação In: DICIO, Dicionário Online de Português [Internet]. Porto: 7Graus, 2022. [citado 08 agosto 2022]. Disponível em: https://www.dicio.com.br/inovacao/.

Joseph ML, Huber DL, Bair H, Moorhead S, Hanrahan K. A Typology of Innovations in Nursing. The Journal Of Nurs Adm [Internet]. 2019 [citado 08 agosto 2022];49(7-8): 389-95. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31335521/.

Junior CRS. Sala de aula invertida: por onde começar? Instituto Federal Goiás: Goiás; 2020.

Jurado SR, Vidal VGA, Silva AV, Moreira AS, Bassler TC, Sanchez A. Metodologias ativas no ensino de estudante de enfermagem: uma revisão sistemática. Revista Nursing [Internet]. 2019 [citado 06 junho 2023];22(259):3457-64. Disponível em: https://www.revistanursing.com.br/index.php/revistanursing/article/view/455/429.

Lawson B, Samson D. Developing innovation capability in organizations: a dynamic capabilities approach. International Journal of Innovation Management [Internet]. 2001 [citado 06 junho 2023];5(3):377-400. Disponível em: https://www.worldscientific.com/doi/abs/10.1142/S1363919601000427

Lopes RS, Tomé EM, Sverzut C, Sobrinho MF. Uso de inovações tecnológicas no cuidado em Enfermagem: revisão integrativa. Revista Multidisciplinar [Internet]. 2019 [citado 06 junho 2023];1(19):55-67. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/976/683.

Lowen IMV. Orientação à inovação e capacidade de inovação na atenção primária à saúde [doutorado]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2019.

Macedo KDS, Acosta BS, Silva EB, Souza NS, Becl CLC, Silva KKD. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Escola Anna Nery [Internet]. 2018 [citado 08 agosto 2022];22(3):1-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/XkVvYBMtbgRMLxQvkQGqQ7z/?format=pdf&lang=pt.

Machado SS. Gestão da qualidade. Universidade Federal de Santa Maria: e-Tec Brasil; 2012.

Magnago C, Pierantoni CRA. A formação de enfermeiros e sua aproximação com os pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Atenção Básica. Ciênc. Saúde Coletiva [Internet]. 2020 [citado 08 agosto 2022];25(1):15-24. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/QV8MBZ3YqvMrPLXy9gNCV9w/?format=pdf&lang=pt.

Malloch K. Innovation Leadership: New Perspectives for New Work. Nursing Clinics of North America [Internet]. 2010 [citado 08 agosto 2022];45(1):1-9. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20189539/.

Marshall DR. Unleashing the Power of Nurse Innovators. The Journal Of Nurs Adm [Internet]. 2019 fev [citado 08 agosto 2022];49(2): 55-6. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30664575/.

Montenegro AP, Sanches GA, Mello RG. Aprendizagem baseada em simulação no Ensino de bioética na formação médica. In: Rauli PMF, Sanches LC, Zagonel IPS, Coelho ICMM, Mello RG, organizadores. Bioética e metodologias ativas no ensino – aprendizagem. Curitiba: CRV, 2018. p. 63

Moraes R, Lima VMR. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação. 2ª ed. Porto Alegre: EDIPUSRS; 2004.

Nascimento Filho HM, Borges DTM, Ferreira FA, Costa LMCR, Reis ESS, Cavichioli FCT. Enfermeiro: ator no empreendedorismo social. Revista Nurs [Internet]. 2021 [citado 08 agosto 2022];279(24):6063-68. Disponível em: https://revistanursing.com.br/index.php/revistanursing/article/view/1712/1966.

Ogradowski KRP, Coelho ICMM, Zagonel IPS, Rauli PMF, Makuch DMV. Uso da metodologia da problematização e ensino da bioética: aprendizagem ativa e significativa. In: Rauli PMF, Sanches LC, Zagonel IPS, Coelho ICMM, Mello RG, organizadores. Bioética e metodologias ativas no ensino – aprendizagem. Curitiba: CRV, 2018. p. 49.

Oliveira BLCA, Lima SF, Rodrigues LS, Pereira Junior GA. Team- Based Learning como Forma de Aprendizagem Colaborativa e Sala de Aula Invertida com Centralidade nos Estudantes no Processo Ensino Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2018 [citado 08 agosto 2022];42(4):86-95. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/bm8ptf9sQ9TdGwjYKc3TQFH/?format=pdf&lang=pt.

Oliveira KT, Ben LWD. Percepções atribuídas por enfermeiros sobre a relação entre a inovação e a Enfermagem. Research, Society and Development [Internet]. 2021 [citado 08 agosto 2022];6(10):e44910616063. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/16063/14283/205616

Oliveira SN, Prado ML, Kempfer SS. Utilização da simulação no ensino da enfermagem: revisão integrativa. REME [Internet]. 2014 [citado 06 junho 2023];18(2):487-95. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/pdf/reme/v18n2/v18n2a17.pdf.

Pascon DM, Otrenti E, Mira VL. Percepção e desempenho de graduandos de enfermagem em avaliação de metodologias ativas. Acta Paul Enferm [Internet]. 2018 [citado 06 junho 2023];31(1):61-70. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/FfTjJd64dwdqBPSzmJj8bXz/?format=pdf&lang=pt.

Pillay R, Morris MH. Changing Healthcare by Changing the Education of its Leaders: An Innovation Competence Model. The Journal of Health Adm Education [Internet]. 2016 [citado 08 agosto 2022];3(33): 393-410. Disponível em: https://www.ingentaconnect.com/contentone/aupha/jhae/2016/00000033/00000003/art00004?crawler=true&mimetype=application/pdf

Rodrigues CFS, Lima FJC, Barbosa FT. Importância do uso adequado da estatística básica nas pesquisas clínicas. Rev. Bras. Anestesiol [Internet]. 2017 [citado 08 agosto 2022];67(6):619-25. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rba/a/N5PgBCrzhDkfRbX8QXsctHx/?format=pdf&lang=pt.

Rozin L, Forte TL. Curricularização da extensão universitária em saúde: uma proposta com uso do diagnóstico comunitário. Espac. Saude [Internet]. 2021 [citado 29 junho 2023];22. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/774

Sá EF, Quadros AL, Mortimer EF, Silva OS, Talim SL. As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes. Rev. Bras. de Edu. [Internet]. 2017 [citado 08 agosto 2022];22(70):625-50. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/JbNdQTJ8bSw3jzpNzKkDQQx/?format=pdf&lang=pt.

Sabino LMM, Brasil DRM, Caetano JA, Santos MCLS, Alves MDS. Uso de tecnologia leve- dura nas práticas de Enfermagem: análise de conceito. Aquichan [Internet]. 2016 [citado 06 junho 2023];2(16):230-39. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23152.

Santos JLG, Bolina AF. Empreendedorismo na Enfermagem: uma necessidade para inovações no cuidado em saúde e visibilidade profissional. Enferm. Foco [Internet]. 2020 [citado 08 agosto 2022];11(2):4-5. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/4037/762.

Sfredo LR, Deina M, Reinert C, Digner IS, Zantut L. Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 2020 [citado 29 junho 2023];21(2):80-9. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/701/pdf

Silva JB, Oliveira D, Quaresma FRP, Almeida MCS, Ferreira TV. Inovação pedagógica no curso de enfermagem: estudo, reflexão e colaboração para um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Rev. Capim Dourado [Internet]. 2022 [citado 08 agosto 2022];1(5):177-88. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/proxy/alfresco-noauth/api/internal/shared/node/ZQ3PwwAxT_WMkCwZXaxhyQ/content/Juliana%20Bastoni%20da%20Silva%20-%20Palmas%20-%20Enfermagem.pdf.

Silva LAR, Costa PRC, Sales CMS, Junior OP, Renovatto RD. O arco de Maguerez como metodologia ativa na formação continuada em saúde. Interfaces Científicas [Internet]. 2020 [citado 08 agosto 2022];3(8):41-54. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274/3817.

Souza EFD, Silva AG, Silva AILF. Metodologias ativas na graduação de enfermagem: um enfoque na atenção ao idoso. Rev Bras de Enferm [Internet]. 2018 [citado 06 junho 2023];71(2):976-80. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/T3MbRzVD93QZhZ7WRRDwTQQ/?format=pdf&lang=pt.

Stilgenbauer DJ, Fitzpatrick JJ. Levels of Innovativeness Among Nurse Leaders in Acute Care Hospitals. The journal of nursing administration [Internet]. 2019 [citado 06 junho 2023];49(3):150-55. Disponível em: https://journals.lww.com/jonajournal/abstract/2019/03000/levels_of_innovativeness_among_nurse_leaders_in.10.aspx.

Wang C, Ahmed P. Dynamic capabilities: A review and research. International Journal of Management Reviews [Internet]. 2007 [citado 06 junho 2023];9(1):31-51. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1468-2370.2007.00201.x.

White KR, Pillay R, Huang X. Nurse leaders and the innovation competence gap. Nurs. Outlook [Internet]. 2016 [citado 08 agosto 2022];64(3):255-61. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0029655415003395?via%3Dihub

Ximenes Neto FRG, Lopes Neto D, Cunha ICKO, Ribeiro MA, Freire NP, Kalinowski CE et al. Reflexões sobre a formação em Enfermagem no Brasil a partir da regulamentação do Sistema Único de Saúde. Ciênc. Saúde Coletiva [Internet]. 2020 [citado 08 agosto 2022];25(1):37-46. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/6SbH4JGK5HTvkc3xy5fZJXC/?format=pdf&lang=pt.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

1.
Salvador DG, Ogradowski KRP, Lowen IMV, Rozin L. Metodologias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competências de inovação na graduação em enfermagem. Espac. Saude [Internet]. 2º de outubro de 2023 [citado 24º de novembro de 2024];24. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/959

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.