Projeto Medicando e Confortando Corações
contribuições para a formação humana do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2023v24.e886Palavras-chave:
Estudante de enfermagem, Formação profissional, HumanizaçãoResumo
No mundo do trabalho o diferencial baseia-se nos valores e habilidades individuais que o jovem obtém na graduação. Analisar as contribuições do projeto Medicando e Confortando Corações como estratégia para o desenvolvimento pessoal e formação humana do enfermeiro. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado na Faculdade Adventista Paranaense, no qual participaram, docentes de enfermagem, enfermeiros egressos e alunos que participaram do projeto. A coleta de dados foi realizada através de análise dos documentos do projeto e entrevistas semiestruturadas em plataforma digital. Para o graduando o projeto possibilitou o seu desenvolvimento pessoal, a espiritualidade foi vista como oportunidade de fortalecimento, reconhecendo que existe algo a mais que a cura física. O egresso desenvolveu uma assistência voltada a humanização em sua prática e na integralidade do ser humano. Os docentes, evidenciaram as contribuições idealizadas pelo projeto e pelos relatos dos discentes.
Referências
André SR, Rodrigues ILA, Nogueira LMV, Santos MNA, Moraes TM. Responsabilidade técnica em enfermagem: conhecendo sua importância para o exercício profissional. Enfermagem em Foco. 2019;10(1): 46-51.
Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Carta Circular nº 1/2021-CONEP/SECNS/MS (fevereiro de 2021).
Cardoso AC, Corralo DJ, Krahl M, Alves LP. O estimulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Revista da ABENO. 2015;15(2): 12-9.
Finkler M, Caetano JC, Ramos FRS. Ética e valores na formação profissional em saúde: um estudo de caso. Ciência & Saúde Coletiva. 2013;18(10): 3033-42.
Fragoso TO. Modernidade líquida e liberdade consumidora: o pensamento crítico de Zygmunt Bauman. Educação & Realidade. 2011; 34 (2): 187-201.
Gussi MA, Dytz JLG. Religião e espiritualidade no ensino e assistência de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 2008;61(3): 337-84.
Martins BM, Araújo TCCF. Comunicação no contexto de reabilitação: o encontro entre enfermeiro e paciente. Psicologia Argumento. 2017;26(53): 109-16.
Neves JL, Schwartz E, Guanilo MEE, Amestoy SC, Mendieta MC, Lise F. Avaliação da satisfação de familiares de pacientes atendidos em unidades de terapia intensiva: revisão integrativa. Texto & Contexto Enfermagem 2018;27(2).
Oliveira WR, Santos NC, Souza YR, Piolli KC. Projeto medicando e confortando os corações: Repercussões pessoais, acadêmicas e espirituais. IV Congresso Internacional de Enfermagem AINEC – LA, pág. 71, São Paulo. 2019.
Pinto AC, Garanhani ML, França TE, Pierott I. Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana. Pró-Posições. 2017;28(1): 88-110.
Rauber SB. Extensão universitária e formação profissional: Indissociáveis no processo de aprendizagem da Universidade Católica de Brasília. VIII Congresso Nacional de educação - EDUCERE. 09 de outubro de 2008. Espanha.
Romão ES. Ser professor: a dialética do desejo de docender e encantar-se com a profissão. Atas - Investigação Qualitativa em Educação. 2018;1(1): 808-17.
Santos CN, Fonseca LE. Levando conforto espiritual: repercussões na vida acadêmica, pessoal e espiritual do aluno. I Congreso Nacional de Investigación Iglesia Adventista del Séptimo Dia, Peru. 2012.
Silva MCN, Machado MH. Sistema de Saúde e Trabalho: desafios para a Enfermagem no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva 2020;25(1): 07-13.
Soares F, Stahlhoefer T, Maziero ECS, Meier MJ, Peruzzo SA, Taube SAM. Projeto de extensão centro de cuidados de enfermagem. Cogitare Enfermagem. 2010;15(2): 359-63.
Souza LB, Schi DG, Socco KLS, Santos NO, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J. nurs. Health. 2020;10(4): 20104017.
Yin RK. Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. 5° edição. Porto Alegre: Bookman editora, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).