Projeto Medicando e Confortando Corações

contribuições para a formação humana do enfermeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2023v24.e886

Palavras-chave:

Estudante de enfermagem, Formação profissional, Humanização

Resumo

No mundo do trabalho o diferencial baseia-se nos valores e habilidades individuais que o jovem obtém na graduação. Analisar as contribuições do projeto Medicando e Confortando Corações como estratégia para o desenvolvimento pessoal e formação humana do enfermeiro. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado na Faculdade Adventista Paranaense, no qual participaram, docentes de enfermagem, enfermeiros egressos e alunos que participaram do projeto. A coleta de dados foi realizada através de análise dos documentos do projeto e entrevistas semiestruturadas em plataforma digital. Para o graduando o projeto possibilitou o seu desenvolvimento pessoal, a espiritualidade foi vista como oportunidade de fortalecimento, reconhecendo que existe algo a mais que a cura física.  O egresso desenvolveu uma assistência voltada a humanização em sua prática e na integralidade do ser humano. Os docentes, evidenciaram as contribuições idealizadas pelo projeto e pelos relatos dos discentes.

Biografia do Autor

Paulo Daniel Maria, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeiro. Pós-graduando Latu Sensu em Formato de Residência na Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná

Yohann Rocha de Souza, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas - FM_UFAM

Enfermeiro.  Mestrando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas.

Noely Cibeli dos Santos, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Mestre em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo. Butantã, São Paulo.

Referências

André SR, Rodrigues ILA, Nogueira LMV, Santos MNA, Moraes TM. Responsabilidade técnica em enfermagem: conhecendo sua importância para o exercício profissional. Enfermagem em Foco. 2019;10(1): 46-51.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Carta Circular nº 1/2021-CONEP/SECNS/MS (fevereiro de 2021).

Cardoso AC, Corralo DJ, Krahl M, Alves LP. O estimulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Revista da ABENO. 2015;15(2): 12-9.

Finkler M, Caetano JC, Ramos FRS. Ética e valores na formação profissional em saúde: um estudo de caso. Ciência & Saúde Coletiva. 2013;18(10): 3033-42.

Fragoso TO. Modernidade líquida e liberdade consumidora: o pensamento crítico de Zygmunt Bauman. Educação & Realidade. 2011; 34 (2): 187-201.

Gussi MA, Dytz JLG. Religião e espiritualidade no ensino e assistência de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 2008;61(3): 337-84.

Martins BM, Araújo TCCF. Comunicação no contexto de reabilitação: o encontro entre enfermeiro e paciente. Psicologia Argumento. 2017;26(53): 109-16.

Neves JL, Schwartz E, Guanilo MEE, Amestoy SC, Mendieta MC, Lise F. Avaliação da satisfação de familiares de pacientes atendidos em unidades de terapia intensiva: revisão integrativa. Texto & Contexto Enfermagem 2018;27(2).

Oliveira WR, Santos NC, Souza YR, Piolli KC. Projeto medicando e confortando os corações: Repercussões pessoais, acadêmicas e espirituais. IV Congresso Internacional de Enfermagem AINEC – LA, pág. 71, São Paulo. 2019.

Pinto AC, Garanhani ML, França TE, Pierott I. Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana. Pró-Posições. 2017;28(1): 88-110.

Rauber SB. Extensão universitária e formação profissional: Indissociáveis no processo de aprendizagem da Universidade Católica de Brasília. VIII Congresso Nacional de educação - EDUCERE. 09 de outubro de 2008. Espanha.

Romão ES. Ser professor: a dialética do desejo de docender e encantar-se com a profissão. Atas - Investigação Qualitativa em Educação. 2018;1(1): 808-17.

Santos CN, Fonseca LE. Levando conforto espiritual: repercussões na vida acadêmica, pessoal e espiritual do aluno. I Congreso Nacional de Investigación Iglesia Adventista del Séptimo Dia, Peru. 2012.

Silva MCN, Machado MH. Sistema de Saúde e Trabalho: desafios para a Enfermagem no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva 2020;25(1): 07-13.

Soares F, Stahlhoefer T, Maziero ECS, Meier MJ, Peruzzo SA, Taube SAM. Projeto de extensão centro de cuidados de enfermagem. Cogitare Enfermagem. 2010;15(2): 359-63.

Souza LB, Schi DG, Socco KLS, Santos NO, Marchiori MRCT. Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de Coronavírus: experiências na atenção básica. J. nurs. Health. 2020;10(4): 20104017.

Yin RK. Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. 5° edição. Porto Alegre: Bookman editora, 2015.

Downloads

Publicado

2023-03-01

Como Citar

1.
Maria PD, Souza YR de, Santos NC dos. Projeto Medicando e Confortando Corações: contribuições para a formação humana do enfermeiro . Espac. Saude [Internet]. 1º de março de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];24. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/886

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.