Atendimento Neonatal: Serviço Aeromédico Paraná Urgência/ SAMU base Cascavel

Autores

  • Vanessa Coldebella SAMU, Cascavel.
  • Liandra Kasparowiz Grando SAMU, Cascavel.
  • Franciele Foschiera Camboin Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p143

Palavras-chave:

Neonatologia, Serviço de Saúde Infantil, Urgências Médicas, Resgate Aéreo.

Resumo

A maneira mais segura de transporte para um Recém-Nascido (RN) de risco é o intrauterino o que pode ser previsto somente em 40% dos casos, com isso o nascimento de um concepto pré-termo e/ou doente ocorre em centros secundários ou primários, necessitando transferência para unidade especializada de atendimento neonatal. Dentre os meios de transporte, se encontra o serviço aeromédico asa rotativa (helicóptero) que proporciona a remoção de pacientes graves num raio de 160km a 240km de forma ágil e segura. O objetivo deste estudo é caracterizar o transporte neonatal no Serviço Aeromédico base Cascavel em dois anos de operações. A prematuridade foi responsável por 38,4% das solicitações de transferências, seguidas pelas cardiopatias congênitas com 35,4% dos atendimentos. Complicações respiratórias como: desconforto respiratório, bronco aspiração meconial, hipertensão pulmonar, somaram 13,1% dos casos. As patologias que necessitavam de remoção para intervenções cirúrgicas totalizaram 12,1% dos transportes e 01 RN por hipoglicemia persistente. No que se refere à indicação desse tipo de transporte, mostrou-se que a gravidade dos RN justificou a solicitação, do total 88,9% necessitaram de algum suporte de oxigênio, e 66,7% de uso de ventilação mecânica; 30% faziam uso de drogas vasoativas e acesso central. Evidenciou-se o alto índice de transportes aeromédicos da base Cascavel na área neonatal, totalizando 17,6% de todos os atendimentos realizados em 2 anos de serviço. Sabe-se que novas tecnologias associadas ao avanço da medicina aumentaram a perspectiva de vida do RN, o que tem aumentado a demanda por serviços cada vez mais especializados.

Biografia do Autor

Vanessa Coldebella, SAMU, Cascavel.

Enfermeira especialista em Urgência e Emergência. Enfermeira assistencial do serviço aeromédico base Cascavel.

Liandra Kasparowiz Grando, SAMU, Cascavel.

Enfermeira especialista em Urgência e Emergência. Enfermeira assistencial do serviço aeromédico base Cascavel.

Franciele Foschiera Camboin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Coldebella V, Grando LK, Camboin FF. Atendimento Neonatal: Serviço Aeromédico Paraná Urgência/ SAMU base Cascavel. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 29º de abril de 2024];17(2):143-51. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/295

Edição

Seção

Artigos