Amamentação e desmame precoce em lactantes de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n4p54Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Desmame, Alimentação ComplementarResumo
Este estudo teve por objetivo identificar os fatores que levam ao desmame precoce em uma unidade de saúde localizada no município de Curitiba. Tratou-se de um estudo descritivo exploratório com análise quali-quantitativa das variáveis. A coleta de dados ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde na cidade de Curitiba, estado do Paraná. Foram abordadas de forma aleatória 120 mães, que foram convidadas a responder um questionário estruturado constituído por 15 perguntas. Foram considerados critérios de inclusão: ter tido bebê nos últimos doze meses e ser vinculada a Unidade Básica de Saúde selecionada. Considerou-se ainda a participação de mães menores de 18 anos. Sobre os motivos que levaram ao desmame precoce mais de um motivo foi assinalado. Entre eles 18,33% se devem ao pouco leite, 18,33% retorno ao trabalho respectivamente, 10% referiu que o leite secou e 6,67% devido ao cansaço. Observou-se que a maioria das mães realizou o desmame precoce motivadas pelo retorno ao trabalho (18,33%) e por considerar que tinham pouco leite (18,33%). Um aspecto positivo foi que a grande maioria considera o ato de amamentar como fator de vinculo com a criança e que deve ser mantido. Relativo aos alimentos complementares, o leite de vaca em pó foi o mais usado de forma precoce.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).