A percepção de vulnerabilidade da população adolescente sobre o HIV/Aids
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p212Palavras-chave:
Adolescente, Vulnerabilidade, HIV/Aids, Percepção.Resumo
Abordar a problemática HIV/Aids na população adolescente implica na necessidade de se obter subsídios para desenvolver estratégias voltadas para o cuidado ao portador, bem como no planejamento e execução de novas práticas de prevenção e conscientização. O presente estudo objetivou analisar a percepção da população adolescente sobre HIV/Aids, por meio de uma revisão integrativa, cujos dados foram coletados nas bases de dados LILACS e SciELO, publicados entre 2008 e 2015. A análise dos estudos selecionados, em relação ao delineamento de pesquisa, pautou-se em Mendes, Silveira e Galvão (2008) e Souza et al. (2011). Foi evidenciado que os adolescentes não se consideram vulneráveis ao contágio pelo HIV e desenvolvimento da Aids. Verificou-se também que vários são os fatores que o levam a essa conclusão, tornando a prevenção um desafio constante e necessário, além da conscientização de que, independente da faixa etária, a vulnerabilidade ao HIV/Aids existe desde que práticas de risco sejam realizadas.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Cabral JVB, Oliveira FHPC de, Messias DC de A, Santos KLLM, Bastos V. A percepção de vulnerabilidade da população adolescente sobre o HIV/Aids. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 22º de novembro de 2024];17(2):212-9. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/303
Edição
Seção
Revisões
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).