Análise do acolhimento na estratégia saúde da família de Sobral/Ceará: discurso do sujeito coletivo de enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n1p45Palavras-chave:
Acolhimento, Enfermagem, Estratégia Saúde da Família.Resumo
A Política Nacional de Humanização é composta de diretrizes, dentre elas o acolhimento, que se configura como um dispositivo, fornecendo espaços de escuta e recepção, garantindo o acesso universal e a construção de vínculo. Desse modo, objetiva-se analisar a dinâmica do acolhimento em uma macroárea da Estratégia Saúde da Família do município de Sobral-Ceará, a partir da percepção do enfermeiro. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram 18 enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde do Sistema Municipal. A coleta das informações deu-se por meio de uma entrevista semiestruturada e os dados foram processados pormeio do Discurso do Sujeito Coletivo. Tem-se, então, o acolhimento como proposta para modificar a logicidade da sistematização e remodelar o trabalho em saúde. O estudo evidenciou que a maioria dos enfermeiros possui conhecimentos a respeito da importância e relevância do acolhimento, contribuindo para uma assistência de qualidade.Downloads
Publicado
2018-09-07
Como Citar
1.
Aguiar NLT, Ribeiro MA, Albuquerque IMN, Balica HLL, Silveira NC. Análise do acolhimento na estratégia saúde da família de Sobral/Ceará: discurso do sujeito coletivo de enfermeiros. Espac. Saude [Internet]. 7º de setembro de 2018 [citado 22º de fevereiro de 2025];19(1):45-56. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/582
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2018 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).