Produção científica de graduandos em enfermagem publicada de 1995 a 2008
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2010v11n2p21Keywords:
Artigo de Revista, Estudantes de Enfermagem, Conhecimento, PesquisaAbstract
A produção científica na enfermagem cresce a cada ano constituindo-se no meio pelo qual alunos e profissionais ampliam as fronteiras do conhecimento. O objetivo deste trabalho é analisar e classificar a direcionalidade temática, bem como as linhas de pesquisa adotada nas publicações científicas de alunos de cursos de graduação em enfermagem, publicadas no Brasil no período de 1995 a 2008. Também foi identificada a classificação do periódico no sistema QUALIS da CAPES; as escolas com maior publicação; o ano de graduação dos alunos e a titulação dos orientadores. O estudo foi do tipo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados nas bases de dados SCIELO, MEDLINE e BDENF, além de consultas manuais em periódicos arquivados na Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina-PR. Foram analisadas 351 revistas e encontrados 673 artigos, sendo que 56,4% seguiram a temática assistencial, 24,2% pertenciam ao segmento profissional e apenas 19,3% tinham como temática a categoria organizacional. Identificou-se que 61,3% das revistas, responsáveis pela publicação dos artigos, tem a classificação B Nacional no sistema QUALIS/CAPES. O número de publicações aumenta no decorrer do curso, devido ao amadurecimento científico dos alunos.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 Espaço para a Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors grant the journal the copyright, with the work simultaneously licensed with Creative Commons CC BY, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).