O ensino presencial no curso de Fisioterapia: lições deixadas pela pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e883

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Modalidades de fisioterapia

Resumo

Com a pandemia COVID-19, a ação docente necessitou ser repentinamente alterada para o
formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e após o retorno ao ensino houve alterações.
Com o objetivo de apresentar a percepção docente sobre as contribuições do ERE para sua ação docente no modelo presencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com entrevista a docentes que ministraram disciplinas no curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste durante o ERE. Foram entrevistados 10 docentes. A aprendizagem foi caracterizada em seu processo de construção de conhecimento, os modelos envolvendo metodologias ativas foram mais utilizados, o contato humano ganhou relevância nos comentários. Todos os docentes transformaram sua ação didática. O modelo de ensino ERE promoveu alterações na forma delecionar e os modelos de ensino baseados em metodologias ativas foram mais incorporados no modelo presencial.

Biografia do Autor

Josiane Lopes, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Pós-doutora em Ciências da Reabilitação. Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Guarapuava, Paraná.

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

1.
Lopes J. O ensino presencial no curso de Fisioterapia: lições deixadas pela pandemia. Espac. Saude [Internet]. 11º de novembro de 2022 [citado 3º de dezembro de 2024];23. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/883

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