Validação e adaptação transcultural do instrumento “The Family Medicine Milestone Project” para o contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e866Palavras-chave:
Corpo Clínico Hospitalar, Medicina de Família e Comunidade, Competência ProfissionalResumo
Programas de Residência médica enfrentam desafio do desenvolvimento das competências profissionais. “The Accreditation Council for Graduate Medical Education Milestone Project” surgiu para padronizar a progressão dos residentes com marcos do desenvolvimento de habilidades. Objetivos: Traduzir e validar o instrumento para avaliação das competências dos residentes de Medicina de Família e Comunidade. Estudo metodológico de tradução e adaptação envolvendo 5 etapas: 1ª, autorização da Accreditation Council for Graduate Medical Education para utilização do instrumento; 2ª, tradução do instrumento; 3ª, validação de conteúdo; 4ª, retrotradução; e 5ª, equivalência da versão traduzida e da original. O instrumento composto de 22 questões foi avaliado por 8 especialistas para validação semântica e de conteúdo. Foi retrotraduzido para o Inglês e encaminhado a 2 especialistas que atestaram a equivalência com o instrumento original. A tradução e validação do instrumento “The Milestones” torna possível seu uso pelos programas brasileiros de Residência em MFC.
Referências
Alessio MM, Sousa MF. Regulação da formação de especialistas: inter-relações com o Programa Mais Médicos. Physis [Internet]. 2015 [acesso em 3 mai 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312016000200015
Almeida GC, Ribeiro ER, Coelho ICM. Development and content validation of an instrument for evaluating competencies in Pediatric Surgery Residency. Rev. bras. educ. med. [Internet]. 2021 [cited 2022 June 27] ; 45( 3 ): e161. Available from: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000300216&lng=en.
Anderson MIP, Gusso G, Castro Filho ED. Medicina de Família e Comunidade: especialistas em integralidade. Rev APS [Internet]. 2005 [acesso em 8 mai 2022]. Disponível em: https://www.ufjf.br/nates/files/2009/12/FamiliaComun.pdf
Beaton DE, Bombardier C, Guillemin F, Ferraz MB. Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine [Internet]. 2000 [acesso em 2 jul 2021). Disponível em: https://journals.lww.com/spinejournal/Citation/2000/12150/Guidelines_for_the_Process_of_Cross_Cultural.14.aspx
Botti, SHO. Desenvolvendo as competências profissionais dos residentes. Rev do Hosp Univ Pedro Ernesto [Internet]. 2012 [acesso em 8 mai 2022]. Disponível em: https://bjhbs.hupe.uerj.br/WebRoot/pdf/317_pt.pdf
Cassepp‐Borges V, Balbinotti MAA, Teodoro MLM. Tradução e validação de conteúdo: uma proposta para a adaptação de instrumentos. In: Pasquali L. et al. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed; 2010. p. 506‐520.
Edgar L, Sydney M, Hogan SO, Hamstra S, Holmboe ES. The Milestones Guidebook. Chicago: ACGME: 2020.
Fachel JMG, Camey SA. Avaliação Psicométrica: a qualidade das medidas e o entendimento dos dados. In: Cunha JA. (Org.). Psicodiagnóstico. 5ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.
Gudmundsson, E. Guidelines for translating and adapting psychological instruments. Nord Psychol [Internet]. 2009 [acesso em 7 ago 2021]. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1027/1901-2276.61.2.29.
Iankilevich LG. Competências profissionais em Oftalmologia: tradução, adaptação e validação do instrumento “The Ophthalmology Milestone Project” para avaliação de médico residente em oftalmologia no Brasil. Curitiba. Dissertação [Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde] - Faculdades Pequeno Príncipe; 2020.
International Test Commission. International Test Commission guidelines for translating and adapting tests. Granada [Internet]. 2010 [acesso em 4 jul 2021]. Disponível em: http://www.intestcom.org/upload/sitefiles/40.pdf.
Izecksohn MMV, Teixeira Junior JE, Stelet BP, Jantsch AG. Preceptoria em medicina de família e comunidade: Desafios e realizações em uma atenção primária à saúde em construção. Cienc e Saude Coletiva [Internet]. 2017 [acesso em 10 mai 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232017223.332372016
Laluna MC, Ferraz CA. Finalidades e função da avaliação na formação de enfermeiros. Rev Bras Enferm [Internet]. 2007 [acesso em 5 set 2021]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/4QKDcDBd9hsdvM9yvpFtmpv/abstract/?lang=pt
Machado LBM, Marques CC, Rodrigues L, Sperling S, Machado NC, Gusso GDF, et al. O Currículo de Competências do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Rev Bras Med Família e Comunidade [Internet]. 2018 [acesso em 1 jun 2022]. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1602/897
Oliveira LB de, Melo VFA de, Rouiller APT, Ferreira N da C, Carneiro TAB, Püschel VA de A. Estratégias de avaliação da aprendizagem aplicadas no ensino de graduação em enfermagem no Brasil. Rev Iberoam Educ e Investig en enfermería [Internet]. 2015 [acesso em 7 set 2021]. Disponível em: https://www.enfermeria21.com/revistas/aladefe/articulo/151/estrategias-de-avaliacao-da-aprendizagem-aplicadas-no-ensino-de-graduacao-em-enfermagem-no-brasil/
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para as práticas da enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2011.
Prodrossimo AF, Dias JPP, Iankilevich L, Souza JM. Validação, tradução e adaptação transcultural de instrumentos de pesquisa clínico-educacionais: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 2021 [acesso em 9 mai 2022]. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/736
Raymundo VP. Construção e validação de instrumentos: um desafio para a psicolinguística. Let Hoje [Internet]. 2009 [acesso em 25 jul 2021]. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5768#:~:text=O%20exame%20da%20validade%20desse,e%2Fou%20explica%C3%A7%C3%A3o%20de%20erros
Sireci SG, Yang Y, Harter J, Ehrlich EJ. Evaluating guidelines for test adaptations: A methodological analysis of translation quality. J Cross Cult Psychol [Internet]. 2006 [acesso em 1 ago 2021). Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022022106290478
Sklar DP. Competencies, milestones, and entrustable professional activities: what they are, what they could be. Acad. Med [Internet]. 2005 [acesso em 20 jul 2021]. Disponível em: https://journals.lww.com/academicmedicine/Fulltext/2015/04000/Competencies,_Milestones,_and_Entrustable.1.aspx
Storti MMT, Oliveira FP, Xavier AL. A expansão de vagas de residência de Medicina de Família e Comunidade por municípios e o Programa Mais Médicos. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2017, v. 21, n. Suppl 1 [Acessado 27 Junho 2022] , pp. 1301-1314. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0511>. ISSN 1807-5762.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).