Qualidade de vida de acadêmicos de enfermagem de universidade pública do norte brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e770Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem, Saúde Coletiva, Qualidade de vidaResumo
Analisar a qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Pará. Estudo quantitativo do tipo descritivo. Quanto à qualidade de vida geral, 22,01% avaliam como ruim ou muito ruim. Quanto à avaliação de saúde, 38,99% afirmaram insatisfação. No domínio físico, o maior escore foi observado na faceta de energia e fadiga (3,34) e o pior escore foi nas atividades do cotidiano (2,35). No domínio psicológico, o maior escore foi na faceta de espiritualidade/religião/crenças pessoais (3,57) e o pior foi na faceta de sentimentos positivos (2,81). As facetas do domínio de relações sociais receberam escores aproximados: suporte social (3,47), relações pessoais (3,34) e atividade sexual (3,23). No domínio ambiente, o melhor escore foi atribuído ao ambiente no lar (3,29) e o pior às oportunidades de recreação/lazer no campus (2,00). Os alunos do curso de enfermagem estão propensos a desenvolverem doenças psicossomáticas e, consequentemente, diminuírem sua qualidade de vida.
Referências
Amaducci CM, Mota DDFC, Pimenta CAM. Fadiga entre estudantes de graduação em enfermagem. Rev Esc Enferm USP. [Internet ] 2010 [ cited in 2021 May 06]: 14(47):55-60. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000400028
Araújo MFM, Lima ACS, Alencar AMPG, Araújo TM, Fragoaso LVC, Damasceno MMC. Avaliação da qualidade do sono de estudantes universitários de Fortaleza-CE. Texto Contexto Enferm. [Internet] 2013 [cited in 2020 Mar 12]: 22(2):352-60. https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000200011
Espinha DCM, Camargo SM, Silva SPZ, Pavelqueires S, Lucchetti G. Opinião dos estudantes de enfermagem sobre saúde, espiritualidade e religiosidade. Rev Gaúcha Enferm. [Internet] 2013 [cited in 2019 Mar 21 ]: 34(4):98-106. https://doi.org/10.1590/S1983-14472013000400013
Furegato ARF, Santos JLF, Silva EC. Depressão entre estudantes de enfermagem relacionada à auto-estima, à percepção da sua saúde e interesse por saúde mental. Rev Latino-am Enfermagem. [Internet] 2008 [cited in 2019 Feb 12]: 16:(2):198-204. https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000200005
Gama ASM. Qualidade de vida de estudantes de enfermagem do Amazonas, Brasil. Rev baiana de enferm. [Internet] 2016 [cited in 2019 Mar 30]: 30(4): 1-9. doi:10.18471/rbe.v30i4.17011
Hirsch CD, Barlem ELD, Almeida LK, Tomaschewski-barlem JG, Lunardi VL, Ramos AM. Fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Texto Contexto Enferm. [Internet] 2018 [cited in 2019 Feb 21]:27(1):1-11. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018000370014
Koenig H, King D, Carson V. Handbook of religion and health. 2º ed. Oxford University Press, USA; 2012
Lima JRN, Pereira AKAM, Nascimento EGC, Alchieri JC. Percepção do acadêmico de enfermagem sobre o seu processo de saúde/doença durante a graduação. Sau Transf Soc. [Internet] 2013 [ cited in 2019 Feb 21]: 4(4):54-62. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-70852013000400010&lng=pt&nrm=iso.
Machado SA, Oselame GB, Neves EB. Avaliação do perfil e qualidade de vida do acadêmico de enfermagem. Rev Aten Saúde. [Internet] 2016 [cited in 2021 May 07]: 14(47):55-60. doi: 10.13037/rbcs.vol14n47.3417
Monteiro CFS, Freitas JFM, Ribeiro AAP. Estresse no cotidiano acadêmico: o olhar dos alunos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Esc Anna Nery R Enferm. [Internet] 2007 [cited in 2019 Feb 14]: 11(1):66-72. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452007000100009.2007
Oliveira SC. Conceitos e Generalizações sobre Qualidade de Vida. Rev Cent Ci Saúde. [Intrenet] 2002 [ cited in 2021 May 06]: 15 (1): 1-7. Available from: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/1852/2009
Qualidade de vida em cinco passos. São Paulo: BVS. [Internet] 2015 [ cited in cited 2021 May 7]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2107-qualidade-de-vida-em-cinco-passos
Souza TR, Pinheiro CS, Silva TS, Gondim DS. Estudantes que saíram de sua cidade de origem para ingressarem no Instituto Federal. [Internet] 2018 [cited 2019 Nov 16]: Sup 29. Available from: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID6087_17092018182808.pdf
The WHOQOL Group 1995. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Social Science and Medicine. [Internet] 1995 [citd in 2021 May 06] : 41(10):1403-09. https://doi.org/10.1016/0277-9536(95)00112-K
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).