Orientação às lactantes acerca do aleitamento materno frente à pandemia covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p16Palavras-chave:
Pandemias. Aleitamento Materno. Infecções por Coronavírus.Resumo
Frente à pandemia Covid-19, é essencial identificar orientações feitas por órgãos oficiais sobre aleitamento materno. Estudo documental com abordagem quantitativa, objetivando fazer levantamento dos documentos oficiais para orientações e recomendações sobre aleitamento materno durante a pandemia, sumarizando instruções para viabilizar a prática de aleitamento materno seguro. Corpus documental composto por 8 documentos emitidos pelo Ministério
da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, indexados na BVS, operacionalizado mediantebusca eletrônica de artigos pelos descritores Pandemias, Aleitamento Materno, Infecções por Coronavírus separados por operador booleano “AND”. Dados analisados delinearam quatro categorias de orientações: parturiente assintomática, parturiente sintomática, mulheres com diagnóstico de infecção por novo Coronavírus e orientações sobre bancos de leite. As publicações são importantes instrumentos de apoio ao profissional de saúde, sendo imprescindível que este esteja mantendo constante e pertinente atualização sobre temática do cuidado à gestante, puérpera e aleitamento materno na pandemia existente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).