PRÁTICAS POPULARES DE CUIDADO: PERCEPÇÃO DE GESTANTES EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE PETROLINA-PE

Autores

  • Leandra Macedo De Araújo Gomes Enfermeira. Mestre em Recursos Naturais do Semiárido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
  • Mônica Cecília Pimentel De Melo Enfermeira. Doutoranda em Educação pelo PPG Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde com Associação de IES UFRGS/UFSM/FURG. Mestre em Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente em Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n3p53

Palavras-chave:

Gravidez, Puerpério, Neonato, Cuidado, Prática, Popular.

Resumo

O presente estudo buscou analisar a percepção de gestantes no que diz respeito às práticas populares de cuidados usadas na gravidez, no pós-parto e no trato com o recém-nascido. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo e tomou como sujeitos 12 gestantes, com idade entre 17 e 40 anos, as quais são assistidas pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) de Mandacaru, na zona urbana de Petrolina-PE. A coleta de dados foi feita durante as visitas à unidade, utilizando-se entrevistas semiestruturadas que foram submetidas à análise temática de conteúdo. A realização da pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco. O estudo concluiu que as práticas populares de cuidados não se denotam como algo ruim para a saúde das mulheres, pois lhes conferem experiências que podem ser muito úteis à saúde, desde que elas procurem os serviços especializados de saúde para receberem maiores orientações. Assim, embora o cuidado popular não deva ser a única fonte de informação e assistência, pode aliar-se produtivamente ao conhecimento científico.

Biografia do Autor

Leandra Macedo De Araújo Gomes, Enfermeira. Mestre em Recursos Naturais do Semiárido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Enfermeira. Mestranda em Recursos Naturais do Semiárido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Mônica Cecília Pimentel De Melo, Enfermeira. Doutoranda em Educação pelo PPG Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde com Associação de IES UFRGS/UFSM/FURG. Mestre em Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente em Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

 Doutoranda em Educação em Ciências - UFRGS/UFSM/FURG
Mestre em Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher - UFBA
Profª da UNIVASF - Enfermagem em Saúde da Mulher e Gênero

Downloads

Publicado

2015-10-31

Como Citar

1.
Gomes LMDA, Pimentel De Melo MC. PRÁTICAS POPULARES DE CUIDADO: PERCEPÇÃO DE GESTANTES EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE PETROLINA-PE. Espac. Saude [Internet]. 31º de outubro de 2015 [citado 2º de maio de 2024];16(3):53-6. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/396

Edição

Seção

Artigos