Uso da problematização com apoio do Arco de Maguerez como estratégia de educação permanente para a promoção da segurança do paciente
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n1p150Palavras-chave:
Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem, Segurança do Paciente, Qualidade da assistência à saúde.Resumo
Relatar a experiência sobre o planejamento e a implementação de oficinas guiadas pela Metodologia da Problematização, apoiada no Arco de Maguerez, realizadas em uma Fundação Estatal, responsável pela gestão de alguns serviços de saúde da Prefeitura de Curitiba-PR, Brasil. Os objetivos das oficinas foram promover a discussão sobre a segurança do paciente entre gestores e trabalhadores da saúde; e elaborar estratégias em prol da melhoria nos processos de trabalho com foco no cuidado seguro. A estratégia pedagógica adotada apoiou-se no Arco de Maguerez, que é constituído pelas etapas: 1- Observação da Realidade; 2- Pontos-chave; 3- Teorização; 4- Hipóteses de Solução; 5- Aplicação à realidade. Como resultados, os participantes apresentaram planos de ação para os seus locais de atuação, definindo as medidas a serem desenvolvidas para promover a segurança do paciente. O uso da Metodologia da Problematização se mostrou viável nas ações educativas aplicadas no contexto relatado, capaz de aproximar as lideranças dos problemas factíveis e fomentar a elaboração de soluções compatíveis às necessidades dos serviços.Downloads
Publicado
2017-07-17
Como Citar
1.
Frates Cauduro FL, Kindra T, Ribeiro ER, da Mata JAL. Uso da problematização com apoio do Arco de Maguerez como estratégia de educação permanente para a promoção da segurança do paciente. Espac. Saude [Internet]. 17º de julho de 2017 [citado 18º de dezembro de 2024];18(1):150-6. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/355
Edição
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Artigos
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