Avaliação de profissionalismo como competência na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa

Adriana do Rocio Vendrametto Marçal, Elaine Rossi Ribeiro, Ivete Palmira Sanson Zagonel

Resumo


Trata-se de revisão da literatura com o objetivo de identificar pelas evidências na literatura como é realizada a avaliação do profissionalismo nos cursos de enfermagem no período de 2014-2018. Foi realizada a busca dos artigos na base de dados PubMed, utilizando os descritores Profissionalism, Evaluation, Nursing. Selecionaram-se 8 artigos conforme os critérios de inclusão e a análise destes permitiu a identificação de 5 categorias que subsidiaram a discussão sobre as formas de avaliar profissionalismo nos cursos de enfermagem. Os resultados apresentaram distintas formas de avaliação, como o impacto dos modelos de avaliação, os métodos de aprendizagem que estimulam atitudes dos estudantes, a avaliação dos comportamentos e atitudes dos docentes em sala de aula ou em campo de prática e a avaliação das instituições formadoras, incluindo a forma como instituem o profissionalismo em seus currículos e planejamentos de aprendizagem.


Palavras-chave


Profissionalismo. Avaliação de Desempenho Profissional. Educação em Enfermagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 Espaço para a Saúde 
Av. Iguaçu, 333 . Rebouças
Curitiba/PR Brasil
CEP: 80230-020
Tel: +55 (41) 33101500

Email: espaco-saude@fpp.edu.br
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional