Integração entre os cursos de medicina e de enfermagem nas escolas de saúde no estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n1p9

Palavras-chave:

Ensino. Faculdades de Medicina. Escolas de Enfermagem. Capacitação Profissional.

Resumo

A integração entre os cursos da área da saúde possibilita um aprendizado conjunto das temáticas em comum e das que podem se complementar permitindo o trabalho em equipe. Objetivou-se identificar as diversas formas de integração aplicadas pelos docentes dos cursos de enfermagem e medicina, comparando as estratégias de integração utilizadas com a literatura publicada na área. A pesquisa foi transversal, descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. Os participantes foram os coordenadores dos cursos de medicina e enfermagem, atuantes em IES localizadas no Estado do Paraná. Os dados coletados revelaram que há iniciativas isoladas e extracurriculares nas IES, quanto à promoção de temáticas comuns entre os cursos. Considera-se pelos resultados obtidos que a integração entre os cursos pesquisados continua sendo desafiadora e necessária, pois é desta forma que se torna possível uma real e efetiva educação interprofissional para reforçar as atitudes para o trabalho em equipe, sobretudo entre enfermeiros e médicos.

Biografia do Autor

Vilma Mittman Leão, Prefeitura Municipal de Corbélia

Graduação em Enfermagem pela Faculdade Assis Gurgacz (2010). Atualmente é enfermeira da Prefeitura Municipal de Corbélia.

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutorado e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde na Faculdades Pequeno Príncipe.

Viviane Maria Penteado Garbelini, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção, Mestre em Educação: Pedagogia Universitária. Pedagoga e Bióloga. Professora e Pesquisadora em Educação Superior. Exerce a função de Coordenadora Operacional de Educação a Distância na PUC PR.

Elaine Rossi Ribeiro, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1978), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é docente e pesquisadora docente da Faculdade Pequeno Príncipe.

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Principe

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1974), doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professora da graduação da Faculdades Pequeno Príncipe.

Downloads

Publicado

2018-09-07

Como Citar

1.
Leão VM, Sanches L da C, Garbelini VMP, Ribeiro ER, Garbelini MCDL. Integração entre os cursos de medicina e de enfermagem nas escolas de saúde no estado do Paraná. Espac. Saude [Internet]. 7º de setembro de 2018 [citado 26º de abril de 2024];19(1):9-20. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/588

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>