Tendências de mudanças no eixo projeto pedagógico na formação do enfermeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n2p20

Palavras-chave:

Ensino. Enfermagem. Escolas de Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar as tendências de mudanças no eixo Projeto Pedagógico na formação do enfermeiro, em instituições de ensino superior. Metodologia: Pesquisa convergente com abordagem mista, com 63 participantes de 9 escolas de enfermagem de Curitiba e Região Metropolitana. A coleta de dados pela técnica de Grupo Focal utilizou o instrumento de Lampert. Resultados: 88,9% das escolas atingiram a tipologia Avançada e 11,1% a tipologia Inovadora com tendência Avançada, no eixo Projeto Pedagógico. Da análise de conteúdo temática de Minayo, emergiram 11 Unidades de Contexto. Conclusão: O conhecimento das tendências pedagógicas favorece mudanças na formação do enfermeiro compatíveis
ao perfil do egresso proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da profissão, e confirmou-se como intencionalidade dos docentes do estudo.

Biografia do Autor

Débora Maria Vargas Makuch, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Paraná (1995),possui especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Paraná (1999) e especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade Evangélica do Paraná (2004). Atuou como enfermeira em Alojamento Conjunto do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e posteriormente como Coordenadora da Área Materno Infantil /Queimados e Convênios.Na mesma instituição, participou como instrutora nos Projetos Enfermeiro Trainee (2003 / 2005) e Acadêmicos Bolsistas em Enfermagem (2005/2007) nas áreas de Auditoria,Obstetrícia,Queimados e Iniciativa Hospital Amigo da Criança.Participou do GAMA (Grupo de Apoio às Maternidades) e foi membro da diretoria da ABENFO(2000).Atuou como docente das disciplinas de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente e Enfermagem na Saúde da Mulher pela Faculdade CBES, entre outras.Docente das disciplinas Saúde da Mulher e Saúde da Criança e do Adolescente na Faculdades Pequeno Príncipe(FPP). Docente do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais da FPP, no módulo de Urgência e Emergência. Membro do NEPEE (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem) e do Núcleo de Pesquisa em Ensino na Saúde (PENSA). Docente coordenadora didático pedagógica do Projeto de Extensão Gestão de Resíduos Sólidos Hospitalares (PEGRSH). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino nas Ciências da Saúde da FPP.

Jadete Barbosa Lampert, Universidade de Santa Maria. Santa Maria-RS-Brasil

 Doutora em Saúde Pública. Docente Adjunto do Departamento de Medicina da Universidade de Santa Maria. Santa Maria-RS-Brasil

Patrícia Maria Forte Rauli, Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba-PR-Brasil

 Doutora em Educação. Diretora Geral da Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba-PR-Brasil

Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba-PR-Brasil

Doutora em Enfermagem. Diretora Acadêmica da Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba-PR-Brasil

 

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Publicado

2018-12-23

Como Citar

1.
Makuch DMV, Lampert JB, Rauli PMF, Zagonel IPS. Tendências de mudanças no eixo projeto pedagógico na formação do enfermeiro. Espac. Saude [Internet]. 23º de dezembro de 2018 [citado 24º de abril de 2024];19(2):20-32. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/607

Edição

Seção

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